Sítio Novo: A Era Farias

quarta-feira, 15 de julho de 2020 às 09:24
John Barros. Foto: Arquivo pessoal.

*Por John Barros

Antes de mais nada (ou antes de tudo), aponto que esse texto não tem cunho político, apesar de ser ano eleitoral – muito menos partidário, pois trato aqui de uma família, não de um grupo político. É uma crítica positiva do que foi e vem sendo realizado na cidade de Sítio Novo do Tocantins, algo que merece destaque e respeito, como será apontado abaixo.

Publicidade

A Confederação Nacional de Municípios aponta que 2.460 dentre os 5.570 municípios do país possuem menos de 10.000 habitantes. No Tocantins, 111 dentre os 139 municípios enquadram-se nessa estimativa populacional. Os “Municípios 0.6” – alcunha baseada no percentual relativo à distribuição do Fundo de Participação dos Municípios – compartilham, em regra, diversas características, como tímida arrecadação de tributos, economia local sujeita ao funcionalismo público e pagamento de benefícios previdenciários, assistenciais e programas governamentais, pouca atratividade para setor industrial e forte dependência de repasses federais.

Tais fatores, por vezes, impõem a prefeitos o mero papel de zeladores glorificados, gestores de folha de pagamento e compadres da comunidade. Identificar administrações que se destaquem nesse cenário é raro e, como tal, merecem ser expostas e elogiadas.

A cidade de Sítio Novo do Tocantins, administrada na última década pelo grupo político – e familiar – do atual deputado estadual Jair Farias, transformou a cidade desde o primeiro mandato dele (na época prefeito), passando pela reeleição e sucessão pelo atual prefeito, Alexandre Farias (um dos mais jovens do Brasil).

A infraestrutura remodelada a olhos vistos, melhoria das vias urbanas e acessos aos povoados, revitalização dos espaços públicos, ampliação da rede de creches e atendimento primário à saúde. Em que pese a gritante maioria das obras serem fruto de emendas parlamentares federais e estaduais, reconhece-se o papel notável dos gestores em angariar recursos junto às demais esferas de poder, já que este é o campo de atuação da política, o que requer boa leitura da cena política no estado e a capacidade de se adaptar a mudanças bruscas, que se tornaram muito comuns no país e principalmente no Tocantins.

Cabe destacar entre os méritos da administração Farias em Sítio Novo o processo de regularização fundiária junto à Superintendência do Patrimônio da União e, ato contínuo, emissão de títulos definitivos. Conciliou-se a valorização do cidadão, que vê reconhecido seu direito à propriedade no timbre da escritura, e da comunidade que, além da elevação instantânea do valor dos imóveis, experimenta um novo patamar quanto à construção, aquisição, venda e reforma, diante da possibilidade de financiamento.

A Praça da Prefeitura entrou para o roteiro de fotógrafos amadores e profissionais e desperta a inveja declarada de transeuntes de outras cidades e estados – “Por que a da minha cidade não é assim?” Um sem-número de vezes essa frase foi pensada e outras tantas chegou a ser pronunciada.

A memória é recurso notável na humanidade, mas muito questionável ao relacionar-se a comparativos políticos, tornando-se refém da carga afetiva e emocional do interlocutor com este ou aquele ator político. Peculiarmente, o atraso na atualização das fotografias da plataforma Google Maps, pelo recurso Google Street View, permite “viajar no tempo”, vislumbrar os espaços e ruas da cidade naquele recorte temporal e confrontar com a cena atual (alguns exemplos nas imagens abaixo): chão batido convertido em pavimentação, costelas de vaca em asfalto – o município enfim entrou de vez no século XXI (diferentemente de seus vizinhos).

Fotos: Google Street View.

Dessa forma, o trabalho implantado pelo deputado Jair Farias naquela cidade ganhou novos frutos com o prefeito Alexandre, que agora conta com o apoio agudo de seu antecessor no Parlamento estadual, e por conta de tamanho alento, no cenário político atual (2020), não há sequer um nome na oposição (se é que existe) que possa confrontar a Família Farias pelo cargo de chefe do Executivo Municipal.

John Barros é advogado formado pela Universidade Federal do Maranhão e especialista em Direito Constitucional.

-- Publicidade --

Comentários no Facebook