MARABÁ – O Programa Brasil Alfabetizado iniciou uma série de três cerimônias de formatura de mais de 200 jovens e adultos, que participaram de uma das sete turmas da cidade e da zona rural de Marabá em 2017. A programação começou na noite dessa segunda-feira (19), na Escola Marechal Rondon, na Vila Itainópolis, com a formatura de 30 alunos.
Nesta quarta-feira (21), 175 estudantes de sete turmas de escolas da cidade e duas do campo receberão a certificação durante cerimônia a ser realizada no Plenário da Câmara Municipal. E para finalizar as festividades, no dia 22 de fevereiro haverá formatura da turma da Escola Jean Piaget, na Vila Santa Fé, que conta com 30 alunos.
Eliana Maria de Lima é uma das formandas. Ela é natural de Dormentes-PE e veio para o Pará quando ainda era criança. Mas aos 16 anos teve o primeiro filho e como o pai era machista, não queria que ela estudasse. Morou a vida inteira na roça e, agora, aos 37 anos, a filha incentivou muito ela a estudar. Dessa vez o empecilho foi o patrão, não permitindo que ela saísse cedo do trabalho. Mas ela persistiu, mesmo chegando muitas vezes atrasada nas aula, conseguiu cumprir as atividades e agora é alfabetizada.
O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Marabá, destinado aos alunos da faixa etária acima de 15 a 100 anos de idade que não tiveram acesso à escola quando criança. Eles participam de aulas de alfabetização e inserção social.
A diretora de Ensino do Campo, Lorena Bogea, observa que a educação proporciona também aos alunos um espaço adequado para funcionamento das turmas do programa, tanto nas escolas públicas, quanto em associações, igrejas, centros comunitários e assentamentos do MST, quando necessário. “O processo de ensino-aprendizagem é desenvolvido através de planejamentos, formações continuadas aos alfabetizadores e coordenadores de turmas, visitas de acompanhamentos às turmas, palestras motivacionais, socioeducativas e visitações”.
O município de Marabá aderiu ao programa em 2009, visando combater o analfabetismo, abrangendo as áreas do campo e urbana. Até 2016, o programa desenvolveu seis módulos, alfabetizando cerca de 4.800 pessoas, sendo que 60% destes alunos foram encaminhados às turmas de EJA, Projovem Urbano e Núcleo Avançado de Educação de Jovens e Adultos. (Redação Voz do Bico, com informações da Prefeitura de Marabá)