Iniciativa oferece apoio a empreendimentos do Pará com foco na biodiversidade da Amazônia

terça-feira, 10 de dezembro de 2024 às 14:43
47 Visualizações
Árco-íris na floresta da bacia do Xingu — Foto: Carolina Dantas/G1

Editais de Programas de Aceleração e de Incubação da Modalidade Inovação Projeto Floresta+ Amazônia são lançados, a partir das 20h, desta terça-feira (10/12), durante live pela internet. A iniciativa oferece apoio a empreendedores que utilizam de forma sustentável os recursos da floresta nas atividades produtivas nas regiões do Baixo Amazonas e Médio Xingu, no Pará.

O projeto é da Secretaria Nacional de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com objetivo de apoiar desenvolvimento de soluções e empreendimentos que contribuam para a criação e consolidação do mercado de serviços ambientais.

Publicidade

Serão apresentados os editais dos programas, a forma de inscrição, as categorias de empreendimentos e atividades contempladas, os critérios de seleção e todo suporte que será oferecido aos selecionados par a estruturação e expansão de negócios.

A oportunidade é para que empreendimentos desenvolvam projetos e ideias, conectando inovação e sociobiodiversidade na Amazônia paraense.

O evento contará com a participação das equipes do MMA, do Projeto Floresta+ Amazônia e da Semente Negócios – empresa parceira executora das iniciativas.

O Programa de Aceleração é voltado para o Território do Baixo Amazonas e oferecerá suporte especializado para startups, micro e pequenas empresas da área da bioeconomia que já definiram modelo de negócio mas que buscam expansão no mercado.

Já o Programa de Incubação está direcionado para os empreendimentos comunitários e startups do território do Médio Xingu, no Pará, que possuem potencial de crescimento, ainda nos estágios iniciais, e que desejam consolidaras bases do negócio e formalização das soluções inovadoras.

A proposta dos dois programas é fortalecer e apoiar soluções inovadoras para a criação e consolidação de serviços ambientais no mercado.

E, ainda, promover a conservação, recuperação e o uso sustentável dos recursos naturais, além de gerar renda para os provedores de serviços ambientais, que serão participantes a serem beneficiados pelas iniciativas.

A ideia é que esses programas conectem soluções inovadoras em territórios específicos, criem um ambiente de negócios sustentáveis e concentrados ao mesmo tempo em que contribuem para a conservação da floresta.

Os resultados das iniciativas serão monitorados pelas equipes do MMA e Floresta+ Amazônia. A expectativa é de que novos programas sejam lançados em outros territórios da Amazônia.

Sobre o Projeto Floresta+ Amazônia

É uma iniciativa do Governo brasileiro, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com apoio do Fundo Verde para o Clima (GCF).

Até 2028, o projeto vai investir US$ 96 milhões, o equivalente a quase R$ 540 milhões, em pagamento por serviços ambientais, apoio a projetos locais, fortalecimento da sociobiodiversidade e estruturação de ações ambientais em municípios prioritários.

O Floresta+ Amazônia está organizado no Componente 1, dividido em cinco modalidades:

  • Conservação,
  • Recuperação,
  • Comunidades,
  • Inovação
  • e Instituições.

Já o Componente 2 busca fortalecer a “Estratégia Nacional de Redução das Emissões provenientes do Desmatamento e da Degradação florestal, conservação dos estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento de estoques de carbono florestal” (ENREDD+).

SERVIÇO
Live de lançamento dos Programas de Incubação e de Aceleração
Data: Terça-feira I 10 de Dezembro de 2024
Horário: 20h às 21h
Local: Canal do Youtube do Projeto Floresta+ Amazônia

  • Programa de Incubação (Região do Médio Xingu – PA) – ideal para empreendimentos comunitários quem queiram estruturar e desenvolver seu negócio.
  • Programa de Aceleração (Região do Baixo Amazonas – PA) – feito para startups e empresas que buscam expansão no mercado.

(G1 PARÁ)

-- Publicidade --