Manifestantes liberam a Estrada de Ferro Carajás, no Pará

quarta-feira, 29 de novembro de 2017 às 09:26
127 Visualizações
Foto: Divulgação

Manifestantes da Frente Nacional de Luta (FNL) liberaram na noite de terça-feira (28) o acesso a Estrada de Ferro Carajás, no sudeste do Pará. O grupo bloqueava desde segunda-feira (27) a ferrovia e os acessos aos projetos da empresa Vale, onde ficam as minas de extração de ferro. O trem de passageiros volta a circular na quinta-feira (30).

Foto: Divulgação

Os manifestantes cobram investimentos da empresa em áreas da região. Segundo eles, a mineradora não cumpriu compromissos assumidos com a comunidade em reunião mediada pelo Incra, em setembro deste ano.

Publicidade

Segundo a Vale, a ação provocou impactos às operações em Parauapebas e também em Canaã dos Carajás e trouxe prejuízos à região e à população local. Cerca de 1.300 pessoas usam o transporte ferroviário diariamente. O combustível que abastece municípios da região também chega pela ferrovia.

Em nota, a Vale disse ainda que repudia e classifica como criminosa e ilegal a ação da Frente Nacional de Luta. A empresa afirma que em nenhum momento fez acordos com a FNL, como informado pelo movimento. De acordo com a mineradora, a pauta de reivindicações foi acolhida pelos órgãos públicos competentes que, inclusive, reuniam-se com o grupo em encontros mensais, o que torna ainda mais injustificável a ação.

(G1/PARÁ)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook