No Pará, quatro municípios declaram situação de emergência devido às chuvas

quinta-feira, 5 de março de 2020 às 10:04
Ainda está sendo feito levantamento do número de famílias desabrigadas. Foto: Reprodução / CBMPA

PARÁ – Os municípios de Cachoeira do Arari, Paragominas, Parauapebas e São Geraldo do Araguaia decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas.

Segundo a Defesa Civil do Pará, está sendo feito levantamento do número de famílias desabrigadas. Até então, os números apontam:

  • duas famílias desabrigadas e 40 desalojadas, em Parauapebas;
  • duas famílias desabrigadas e 13 desalojadas em Paragominas;
  • nove famílias desabrigadas e uma desalojada em Cachoeira do Arari;
  • 3,2 mil pessoas desalojadas em São Geraldo do Araguaia.
Publicidade

O assessor da defesa civil, major Bruno Freitas, informou que os desabrigados estão sendo levados para abrigos e escolas municipais. Já os desalojados, para casas de parentes ou vizinhos.

Segundo o major, o acolhimento é realizado pelas prefeituras e o apoio operacional e de levantamento de dados é feito com ajuda da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar.

Pelas redes sociais, o governador Helder Barbalho disse que o Governo vai disponibilizar cestas de alimentos para famílias atingidas e apoiar reconstrução de eventuais unidades habitacionais que tenham sido destruídas por conta das chuvas.

Elevação do nível de rios

Segundo a Defesa Civil, não houve mortes e foi descartada hipótese de rompimento de barragens clandestinas na região de Paragominas. No município, onze bairros que sofrem influência do rio Uraim foram afetados.

O major Bruno informou que, em todos os casos, os alagamentos têm a ver com transbordamento de rios provocado pelas fortes chuvas.

(G1)

-- Publicidade --