UFPA divulga o listão dos aprovados no Processo Seletivo 2019

terça-feira, 29 de janeiro de 2019 às 10:41
20 Visualizações
Listão fica disponível nos murais da UFPA. — Foto: Thais Rezende / G1 Pará

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou na manhã desta terça-feira (29) o listão com os nomes dos estudantes classificados no Processo Seletivo 2019. O resultado é divulgado após uma polêmica envolvendo o fracionamento de vagas ofertadas pela instituição. Segundo a UFPA, mais de 88 mil estudantes se inscreveram para concorrer a uma das 7.347 vagas.

Publicidade

O primeiro lugar geral da UFPA ficou com João Victor de Carvalho Reis (Medicina), com endereço do Tocantins; o segundo colocado foi João Victor Lobato Mota (Medicina) e o terceiro foi Fábio Leite do Amaral Junior (Medicina), de Castanhal, que também foi o primeiro colocado geral na UEPA.

Segundo informações da assessoria de comunicação da UFPA, a divulgação do resultado é garantida por um recurso da universidade, em que o desembargador federal Daniel Paes Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, acatou e suspendeu a liminar que impedia a divulgação do resultado.

“Ao longo de todo esse processo, a única posição que a Universidade Federal do Pará defendeu foi a publicação do resultado com base no que estava disposto no edital de seleção publicado no dia 30 de outubro de 2018. Nós não poderíamos aceitar outra decisão, especialmente a que vinha sendo postulada, que mudava a regra do concurso depois de encerrado o processo seletivo, não houve embargo administrativo, não houve embargo judicial à época em que o edital foi publicado e o processo todo transcorreu respeitando as regras do edital. E, especialmente, nós tivemos na decisão judicial o reconhecimento de que o nosso edital de seleção está íntegro do ponto de vista da sua legalidade”, disse o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, durante a coletiva de divulgação antes do listão.

A UFPA utiliza as notas do Enem como único critério de avaliação para a maioria dos cursos, com exceção de Dança e Música, em que também é aplicado um exame de habilidades.

Foram ofertados 132 cursos, distribuídos em 21 cidades paraenses onde a universidade possui campi, polos ou convênios com prefeituras locais. Este ano, os cursos de Medicina e Psicologia são os mais procurados, respectivamente, entre os candidatos que concorrem pela demanda aberta e pelo sistema de cotas.

Entenda o caso

Uma ação do MPF vetou a divulgação do listão de aprovados no processo seletivo 2019 da UFPA. No entendimento do MPF, o fracionamento de vagas pela UFPA pode prejudicar os candidatos.

De acordo com o novo fracionamento de vagas feito pela Universidade, cada estudante deveria optar por uma das turmas disponíveis durante a inscrição. Segundo o MP, isso possibilita que estudantes sejam excluídos apenas por terem escolhido uma turma mais concorrida; enquanto na segunda turma, outros sejam aprovados com notas inferiores.

(G1/PARÁ)

-- Publicidade --