UFPA vai oferecer mais de 7 mil vagas no processo seletivo de 2021

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020 às 17:29
Serão ofertadas 7.364 vagas em 196 cursos de graduação. Número é maior que o de 2020. — Foto: Catarina Barbosa/G1 PA

A Universidade Federal do Pará prevê a oferta de um total de 7.364 vagas em 196 cursos de graduação em seu Processo Seletivo (PS) para ingresso de novas turmas em 2021, incluindo 196 vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD).

O número é maior que o do processo de 2020, que totalizou 7.143 vagas. A proposta de edital foi apresentada em reunião extraordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), realizada quarta-feira (2). As deliberações sobre a oferta ocorrerem dia 22 de dezembro.

Publicidade

Na proposta de edital apresentada, é mantido o preenchimento das vagas com base nos resultados obtidos pelos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, a ser realizado, em função das restrições impostas pela pandemia, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

A proposta mantém também a concessão de bônus de 10% sobre a nota do Enem de candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em um ou mais estados da região Norte.

A ideia é continuar também com o valor de R$ 50,00 de taxa de inscrição, com possibilidade de isenção do pagamento da taxa ao candidato que comprovar ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Essa isenção não se confunde com o direito de concorrer a vagas de cotas específicas.Cotas

Sobre as cotas e os grupos de ingresso, as vagas serão organizadas por quadros que informam quais candidatos são destinatários de cada conjunto de vagas e as condições de concorrência, observando o disposto nas Leis n. 12.711/2012 e n. 13.409/2016.

Também ficarão visíveis os grupos de inscrição e os grupos de vagas aos quais cada candidato concorrerá, mostrando, de maneira clara, que um mesmo candidato concorre, em muitas ocasiões, a vagas que pertencem a mais de um grupo de cota.

A minuta do edital prevê ainda as informações relacionadas ao processo de matrícula e aos documentos necessários para o estabelecimento do vínculo institucional, em qualquer grupo de inscrição.

Um destaque no edital do PS 2021 é a inclusão da validação da autodeclaração de pessoa negra (preta ou parda), a ser realizada por Comissão de Heteroidentificação, que será responsável pelo deferimento da habilitação.

Adicionalmente, o edital apresentado contém informações relacionadas ao fluxo de preenchimento das vagas, aos critérios de eliminação, ao cômputo da nota final, assim como à classificação e aos critérios de desempate.

Constam ainda no documento as situações e os prazos para interposição de recursos administrativos, respeitando o que dispõe o Calendário Acadêmico 2021, o qual também está em discussão pelo Consepe.

(ARARA AZUL FM)

-- Publicidade --