Vigilância Sanitária de Tucuruí confirma três casos de Doença das Chagas

quinta-feira, 8 de março de 2018 às 11:18
582 Visualizações
Divulgação

TUCURUÍ – A Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica de Tucuruí estão em alerta máximo nas últimas semanas com a doença de Chagas que acometeu uma família da cidade. Até agora, três casos já foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado do Pará. Todas pessoas infectadas são da mesma família e apresentaram a forma aguda da doença.

Os três pacientes estão recebendo acompanhamento ambulatorial e sendo medicados. Os outros integrantes da família, que também consumiram o possível produto contaminado, estão sendo acompanhados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e já realizaram os exames laboratoriais necessários.

Publicidade

Pelas investigações realizadas pela equipe de saúde, aumentam as suspeitas que o alimento envolvido no surto seja o vinho do açaí, pois os pacientes relataram à equipe que consumiram açaí manipulado em uma amassadeira localizada na área urbana do município. Após visita in loco pela equipe da Vigilância Sanitária, foi constatado que o estabelecimento já não está mais em funcionamento.

A Prefeitura de Tucuruí irá realizar uma reunião emergencial na próxima sexta-feira (9), para intensificar as campanhas de conscientização das boas práticas no preparo do vinho de açaí para os produtores, assim como as inspeções nos estabelecimentos.

A doença

A principal forma de transmissão da Doença de Chagas na região Amazônia é por via oral e um dos alimentos mais envolvidos nesses surtos é o vinho do açaí, devido à falta das boas práticas de higiene na produção do mesmo.

Doença de Chagas é uma inflamação causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, transmitida pelo inseto barbeiro. Os sintomas parecem muito com o da Malária, entre os principais sintomas estão febre, inchaço e problemas cardíacos, que, em estado mais avançado, levam o paciente à morte. (Redação Voz do Bico, com informações da Prefeitura de Tucuruí)

-- Publicidade --