Agrotins 2020 inicia nesta quarta-feira em formato digital

terça-feira, 26 de maio de 2020 às 16:29
Bastidorores da Agrotins 2020. Foto: Andrea Reis/Secom.

TOCANTINS – Com o tema “Cerrado Sustentável”, começa nesta quarta-feira, 27, a partir das 9 horas, um dos maiores eventos de fomento e promoção ao agronegócio do Brasil, a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), que neste ano recebe a assinatura Agrotins 2020 100% Digital. A feira pode ser acompanhada pela plataforma do evento e prossegue até sexta-feira, 29, com atividades ao vivo das 8 às 18 horas. A programação completa já está disponível no site da Agrotins.

Trata-se da primeira feira digital do Brasil e que  contará com a participação de produtores de todo o país. A expectativa é de que o volume de negócios supere a edição anterior, que movimentou R$ 2,5 bilhões.

Publicidade

live da abertura oficial ocorre  às 9 horas de quarta-feira. Nela, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, receberá de forma virtual a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; o secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum; e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti.

O governador Mauro Carlesse afirmou que gostaria muito de realizar o evento na forma presencial, mas em virtude da pandemia de covid-19, a solução foi viabilizar a Agrotins no formato digital.

Governador Mauro Carlesse. Foto: Esequias Araújo/Secom.

“Estamos enfrentando uma pandemia sem precedentes, mas o agro não parou e seus produtos são essenciais para que não haja desabastecimento. Então, em respeito ao setor e principalmente, com a saúde de todos, nós optamos por realizar a Agrotins 2020 100% Digital, evitando aglomerações, mas proporcionando boas oportunidades de negócios e de conhecimento aos produtores”, disse.

O secretário de Estado da Agricultura, César Halum, estima que a feira será um sucesso porque os olhos do agronegócio de todo o Brasil estarão voltados para o Tocantins. “É uma oportunidade até para produtores, empresários e investidores de outras partes do país conhecerem o potencial do Tocantins. Vejo esse formato digital como uma vitrine ainda maior para nossos produtos”, analisa.

Navegando pela plataforma

Ao acessar o site da Agrotins é importante fazer o cadastro e optar por receber um certificado exclusivo de participação. Na parte superior, quatro abas principais direcionam a todo o conteúdo da plataforma: “Espaço dos Pavilhões”, “Campo do Conhecimento”, “Programação ao Vivo” e “Expositores”.

Em “Espaço dos Pavilhões”, o público poderá conferir vídeos, cartilhas, fotos e notícias sobre os órgãos governamentais participantes. Têm ainda informações sobre diversas cadeias produtivas, programas e campanhas: pecuária, aquicultura, pesca esportiva, agricultura familiar, Plano ABC, mulheres rurais, entre outros.

A aba “Campo do Conhecimento” reúne conteúdos relacionados à produção agropecuária em forma de palestras, cursos, dias de campo, workshops e uma biblioteca digital de livre acesso para a comunidade.

Em “Programação Ao Vivo”, o público pode conferir lives, entrevistas, rodas de conversa, palestras, promoções de expositores e notícias do agronegócio.

A partir das 20 horas, a feira trará também a transmissão de leilões ao vivo, habilitados pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Por fim, a aba “Expositores” reúne as marcas da agricultura e pecuária, que estarão expondo maquinários, veículos, produtos e serviços.

(Secom-TO)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook