PALMAS – A empresa aérea Azul anunciou que o voo inaugural de Palmas para Recife será no dia 6 de julho. O anúncio foi durante a cerimônia de assinatura do Termo de Acordo de Regime Especial (Tare) pelo governador Mauro Carlesse e o diretor da Azul, Marcelo Bento. Com o estabelecimento do termo, a empresa implantará um voo direto entre Palmas e Recife.
Inicialmente, a empresa vai operar com uma frequência semanal de Palmas para Recife, aos sábados, saindo da capital do Tocantins às 10h45 e retornando de Recife às 16h10. As passagens já estão à venda no site da companhia.
A nova rota só foi possível após a redução da base de cálculo do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) nas operações internas com Querosene de Aviação (QAV) e Gasolina de Aviação (GAV).
A alíquota, que era de 14%, passa a ser reduzida de forma progressiva entre 7% e 3%, conforme o investimento da empresa aérea na aviação comercial dentro do Estado. A intenção do governo, com a decisão, é fomentar o setor de aviação no Estado, oportunizando a ampliação do número de rotas de voos que contemplem o Tocantins como ponto de partida e de chegada, tendo referência não só a capital, mas também outros municípios.
O governador Mauro Carlesse disse que o estado está preparado para atrair investimentos. Segundo o gestor, o estado está no caminho certo e tem muitas oportunidades a oferecer para quem busca novos mercados. Carlesse pediu para a Azul expandir os voos regionais para Araguaína e Gurupi.
Por sua vez, o diretor da empresa aérea elogiou o empenho das autoridades do executivo e dos parlamentares tocantinenses, que foram ágeis na proposta e na aprovação de medida que proporcionou a abertura de um novo destino a partir de Palmas. Marcelo Bento afirmou que grandes projetos são resultados de grandes visões e grandes parcerias.
Afirmando que o transporte aéreo é fator de desenvolvimento, Marcelo Bento disse que a Azul vai trabalhar para fortalecer o turismo no Tocantins, abrindo mercado especialmente para o Jalapão, capacitando agentes de viagens não somente no Nordeste Brasileiro como em outras regiões do país. (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria)