BRK Ambiental realiza ação de Caça-Fraude em Luzimangues, distrito de Porto Nacional

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018 às 10:31
37 Visualizações
Foto: Divulgação

PORTO NACIONAL – Para evitar danos ao sistema de distribuição de água, as equipes da BRK Ambiental realizaram no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, uma ação de Caça-Fraude com o apoio da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada na Repressão de Furto de Água e Energia (DERFAE).

O trabalho começa com uma busca por padrões de comportamento no consumo de água que chamam à atenção das equipes. “Vemos casos onde a água foi cortada após falta de pagamento e o imóvel continua habitado, este é um dos indicativos de fraude, a partir daí começa a busca por irregularidades”, explica Roberto Borges, engenheiro responsável por Porto Nacional.

Publicidade

Durante a ação em campo, a equipe detectou tubulações clandestinas ligadas à rede de abastecimento de forma improvisada trazendo riscos de contaminação e lesando o sistema de abastecimento. “Assim que encontramos os indícios de uma fraude, acionamos a Polícia Civil já que este ato também é um crime”, pontua Borges.

O furto de água acarreta ainda uma série de problemas para o abastecimento público e a saúde da comunidade. Quem executa um “gato” não possui autorização para interferir na rede de abastecimento e, ao executar a ligação clandestina, pode deixar essa rede vulnerável a contaminantes que comprometem a qualidade da água oferecida à população.

Além disso, a fraude promove o consumo desregrado de água e impacta consideravelmente a oferta e a regularidade do abastecimento podendo prejudicar sensivelmente vizinhos ao diminuir pressão da rede e dificultar o abastecimento. Sempre que o morador notar qualquer ação suspeita na rede de abastecimento de água deve procurar os canais de atendimento da BRK Ambiental e denunciar. (Divulgação / Assessoria)

-- Publicidade --