TOCANTINS – Para o cidadão tocantinense que tem dúvidas ou busca serviços eleitorais, a Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave) é a maneira mais rápida e simples de ter acesso à Justiça Eleitoral. Com as Eleições Municipais chegando no próximo ano, a data limite para estar com o título de eleitor em dia é 8 de maio de 2024.
Implementada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), a Cave está ativa desde janeiro de 2022 e funciona como principal canal de atendimento ao eleitor, basta entrar em contato pelo número 0800 6486 800 através do WhatsApp ou ligação.
Por e-mail, basta enviar sua solicitação para o endereço [email protected].
Os serviços oferecidos pela Cave são gratuitos e sem a necessidade de ir até ao Cartório Eleitoral:
- Revisão do título eleitoral
- 2ª via
- Transferência do local de votação
- Emissão de guias de multas
- Emissão de certidões eleitorais
Além de realizar esses procedimentos, a Cave também disponibiliza a seção Fato ou Boato, onde tira dúvidas sobre desinformações relacionadas à Justiça Eleitoral. Já na seção Mesários e Auxiliares, faz o suporte às pessoas que estarão na mesa receptora de votos. A Central de Atendimento é ainda um canal direto para sugestões, reclamações e elogios, basta escolher a opção Ouvidoria do TRE-TO.
1º título
É válido ressaltar quedevido a necessidade da coleta de biometria (impressão digital), o serviço de alistamento eleitoral, ou seja a emissão do 1º título, é feito apenas de forma presencial. O futuro eleitor deve procurar o Cartório Eleitoral mais próximo da sua residência.
Premiada no TSE
A Cave surgiu com o objetivo de proporcionar mais facilidade ao cidadão tocantinense, evitando deslocamentos e burocracias desnecessárias. Sob o tema “Atendimento, Inclusão e Diversidade”, a Central foi premiada com o Selo Destaque Cidadania 2022/2023, durante o Encontro Boas Práticas da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral 2022-2023. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no dia 20 de setembro, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Objetivo Estratégico:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral;
11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas.
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)