
TOCANTINS – Cerca de 88 mil contribuintes não declararam o Imposto de Renda no Tocantins. Quem ainda não acertou as contas com o leão tem apenas 17 dias. O prazo, que começou no dia 1º de março, segue até o dia 30 deste mês. A expectativa é que 149 mil contribuintes façam as declarações. Segundo um levantamento da Receita Federal, mais de 58 mil já cumpriram a obrigação.
Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão as restituições do IR mais cedo. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.
As restituições começam a ser pagas em junho, e terminam em dezembro. O benefício é exclusivo para os contribuintes cujas declarações não caírem na malha fina.
Quem não declarar paga multa. “A pessoa vai ter uma multa por atraso na declaração, em torno de R$ 160 e se ela tiver restituição, ela vai entrar para o fim da fila para receber esse imposto. Enquanto ela não não entregar e não pagar a multa, ela está sujeia a ter o CPF bloqueado, a não conseguir certidão negativa e outros transtornos”, explica o delegado da Receita Federal, José Márcio.
Deve declarar o IR neste ano quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2017.
“Rendimentos tributáveis são aqueles rendimentos que estão sujeitos à tributação do imposto de renda, como trabalhos assalariados, aluguéis, honorários profissionais, são rendimentos que a legislação exige o imposto de renda porque nós temos rendimentos isentos, como os da caderneta de poupança, por exemplo. O saque do FGTS, rescisão do trabalho são isentos, que não estão sujeitos à tributação, mas que precisam ser declarados”, explicou.
Este ano, são esperadas 28,8 milhões de declarações do imposto de renda em todo o Brasil.
(G1/TOCANTINS)












