TOCANTINS – A gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão e as comunidades rurais locais estão realizam Oficinas Participativas para atualização do Calendário de Manejo Integrado do Fogo (MIF) para 2018. As oficinas estão previstas para encerrar no dia 12 de maio. A ação tem como objetivo dialogar e fortalecer as relações entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e as comunidades da região do Jalapão.
De acordo com a gestora da APA, Rejane Nunes, a meta é realizar 10 oficinas e estabelecer 11 Zonas de Manejo do Fogo na APA do Jalapão. Ao todo, cerca de 200 produtores rurais devem ser orientados durante as oficinas.
Os comunitários da região utilizam o fogo como ferramenta de manejo do solo, seja para a renovação da pastagem, o preparo da roça, o manejo do capim dourado ou a proteção de veredas e nascentes. Desde 2015, a APA do Jalapão, em parceria com as prefeituras, está dialogando com os comunitários, tendo o Manejo de Base Comunitária como uma das estratégias de gestão do território.
O Manejo Integrado do Fogo é uma estratégia que associa aspectos ecológicos, socioeconômicos e técnicos com o objetivo de integrar ações de controle de queimadas e de prevenção e combate aos incêndios florestais.
“Na APA do Jalapão, a estratégia está sendo aplicada com base no diálogo, na participação e na responsabilidade na gestão do fogo, de forma a conhecer, entender e relacionar os conhecimentos e necessidades das populações locais, com os objetivos de criação da Unidade de Conservação”, destacou a gestora da APA, Rejane Nunes.
Outros temas de interesse da comunidade são abordados, a exemplo do Ordenamento do Turismo na região; o Manejo do capim dourado; Informações das secretarias de Meio Ambiente dos municípios e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); e ainda sobre a Linha Verde do Naturatins, importante canal de denúncias de crimes ambientais e de fácil acesso ao cidadão. (Divulgação / Assessoria)