Consumidor pode fazer reclamação diretamente no site do Procon/TO

quinta-feira, 2 de abril de 2020 às 16:07
Plataforma já está disponível no site do Procon. Imagem do site do Procon/TO.

TOCANTINS – O Procon está disponibilizando ferramenta eletrônica de atendimento para facilitar que o consumidor faça sua reclamação neste período em que o órgão está com o atendimento presencial ao público suspenso.

A partir desta quinta-feira, 2, o consumidor poderá realizar sua reclamação por meio do atendimento eletrônico no site do Procon Tocantins. “Esta é mais uma ferramenta que o consumidor pode utilizar sem precisar sair de casa. Além de ser segura, também garante que sua reclamação seja realizada sem nenhum prejuízo”, explica Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.

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Saiba como usar

O consumidor deve entrar no site do Procon Tocantins, clicar no banner Faça sua reclamação aqui, no canto superior direito da tela, e preencher as informações solicitadas como dados pessoais, endereço, e-mail e telefone. Em seguida, deve anexar os documentos escaneados. Caso o consumidor seja representado, deve anexar a procuração também. O modelo da procuração está disponível para downloads.

O próximo passo é informar os dados do fornecedor, ou seja, qual a empresa que quer reclamar. Na opção reclamação, o consumidor deve relatar todo o ocorrido e também anexar os documentos que comprovem sua reclamação, como nota fiscal, recibos, panfletos, entre outros.

Documentação

É valido ressaltar que não serão registradas as reclamações que não estejam acompanhadas dos seguintes documentos:

– Documentos pessoais (do consumidor e procurador, se for o caso) como RG e CPF;

– Documentos que comprovam a reclamação: notas e cupons fiscais, contratos, pedidos, folhetos ou anúncios publicitários, rótulo ou embalagem, recibos, boletos bancários, comprovantes de despesas médicas, ordem de serviço, entre outros;

-Procuração, caso o consumidor seja representado.

Denúncias

O setor de fiscalização de cada núcleo de atendimento vai funcionar das 8 às 18 horas, para atender denúncias realizadas por meio do Disque 151 ou do Whats Denúncias (63) 99216-6840, além das ações de fiscalização e monitoramento. Também serão realizadas as pesquisas de preço dos produtos em supermercados, atacadistas e mercearias, postos de combustíveis, revendedores de gás e farmácias.

(Secom/TO)

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