Deputada Dorinha conta que sacrificou vida pessoal para defender verbas para a educação

segunda-feira, 3 de agosto de 2020 às 12:04
Deputada Dorinha durante reunião da Comissão Especial do Fundeb em março. Foto: Luis Macedo/Câmara.

TOCANTINS – A deputada federal Dorinha Seabra (DEM) falou sobre a luta para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 15/15), que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e aumenta os repasses do governo federal para a educação.

“Para mim, foi um período muito duro, porque ano passado eu sacrifiquei muito a minha vida pessoal por conta do Fundeb. Eu não queria deixar de ir a nenhum estado que estava convidando para o debate, para a conversa”, disse em entrevista ao UOL a deputada, que é relatora da PEC.

Publicidade

Dorinha participou de inúmeras reuniões presenciais e lives com outros políticos e representantes da sociedade para discutir cada ponto da proposta. As negociações levaram anos.

“Tem sido um período de debate nacional, e acho que continua. Todo mundo quer saber o que mudou, em quais aspectos o novo Fundeb vai poder atender os mais pobres. Tem sido bastante intenso. Dificilmente em algum dia eu não tenho duas ou três lives com colegas parlamentares ou com instituições que lidam diretamente com o tema da educação. Muita gente quer ouvir e saber os principais pontos”, disse a deputada, acrescentando que teve que “lutar” contra o Ministério da Economia, que propôs retornar com os recursos para o Fundeb só em 2022 e ainda destinar uma parte para a assistência social.

“Tivemos pessoas que trabalharam o tempo inteiro no debate, técnicos do ministério [da Educação] que estiveram envolvidos. Mas são posições institucionais que têm que vir. E com a Economia a gente tem que fazer essa luta inteira, de dizer espera aí, a educação não é importante para esse país, não?”, explicou.

A PEC segue para votação no Senado.

(Com informações do UOL)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook