Deputado Jair Farias é contra reajuste nas tarifas da Energisa Tocantins concedido pela ANEEL durante a pandemia

segunda-feira, 6 de julho de 2020 às 08:09
Deputado Jair Farias. Foto: Assessoria.

“Me posiciono contra um reajuste nas contas de energia elétrica, em um momento crítico como esse, tanto para a população como para os empresários que estão lutando para manter suas empresas de portas abertas”, foi o que declarou o deputado estadual Jair Farias (MDB), ao tomar conhecimento do reajuste nas tarifas de energia elétrica, concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) à Energisa Tocantins.

A Aneel aprovou um reajuste médio de 7,17% nas tarifas da Energisa. Para consumidores conectados à alta tensão, o aumento será de 1,79%, e para a baixa tensão, a alta será de 8,54%. O aumento diz respeito à quinta revisão tarifária periódica da distribuidora, processo realizado de quatro em quatro anos que visa manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão.

Publicidade

As novas tarifas passaram a vigorar já a partir deste sábado, dia 4 de julho. Mas no entendimento do parlamentar, o reajuste não deveria ser aplicado durante o período de calamidade pública, conforme Decreto Legislativo de 18 de maio de 2020. “Precisamos adotar medidas que diminuam os impactos negativos causados pela pandemia aos consumidores tocantinenses. Entendo que a concessionária de energia possa rever ou adiar esse reajuste, que diante da atual situação econômica dos consumidores pode até gerar uma maior inadimplência”, ponderou. A Energisa Tocantins atende a 604 mil unidades consumidoras nos 139 municípios do estado.

(Assessoria)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook