Empresários do Tocantins participam do Missão Técnica Florianópolis, promovido pelo Sebrae

segunda-feira, 29 de novembro de 2021 às 10:33
Capacitação nesta segunda-feira. Fotos: Assessoria.

TOCANTINS – Empresários e presidentes de associações comerciais do Tocantins estão em Florianópolis/SC nesta segunda-feira, 29, participando de um evento nacional promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Missão Técnica Florianópolis, que faz parte do programa Empreender.

O objetivo é fortalecer o associativismo e, consequentemente, as empresas dos mais diversos segmentos do estado. O programa está presente em 10 cidades e o plano é acrescentar 10 no próximo ano.

Publicidade

A diretora técnica do Sebrae/TO, Eliana Castro, explicou no que consiste o projeto Empreender: “É uma metodologia em que nós contemplamos o associativismo e o cooperativismo como modelos de fomento aos pequenos negócios através das associações, com planejamento focado nas necessidades desses negócios para seu desenvolvimento. Assim, se o pequeno negócio precisa de consultorias técnicas, o Sebrae oferece; se precisa de acesso ao mercado, o Sebrae vai ter condições de ajudar a construir isso junto com a associação”.

O presidente da Associação de Empresários de Augustinópolis (Assea), Paulo Palmares, falou sobre o fato de começar os trabalhos de associativismo no município com um direcionamento correto. “Estamos no processo de implantação da nossa Associação Empresarial e é importante que conheçamos produtos e serviços para oferecê-los aos nossos empresários, de forma que gerem benefícios para suas empresas”, disse.

Segundo Fabiano Parafuso, presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet), participar de um evento do tipo pode fazer grande diferença para os representantes de associações, que terão um novo olhar sobre alguns aspectos do empreendedorismo. “Santa Catarina é um estado de grandes indústrias e comércio, e nada melhor do que estar aqui ouvindo e sentindo o que esse pessoal está fazendo de diferente, para que a gente leve para o nosso estado essas boas práticas e melhore cada vez mais o nosso comércio, saia da dependência pública e seja um comércio forte. E a partir do momento em que o comércio está bem, o nosso estado também fica bem, as cidades vão cada vez melhor”, disse.

Segundo o presidente, todas as ideias absorvidas no congresso podem ser praticadas no Tocantins, basta que os empresários acreditem nisso e estejam unidos. O evento vai até esta terça-feira, 30.

(Voz do Bico)

-- Publicidade --