Fiscalização será reforçada no Parque Estadual do Jalapão durante o período de carnaval

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019 às 11:33
59 Visualizações
Dunas do Jalapao. – Foto: Andrea Marques

PALMAS – Para garantir a preservação da natureza e a conservação dos atrativos turísticos, o Governo do Estado vai reforçar a fiscalização no Parque Estadual do Jalapão (PEJ). A ação será realizada em conjunto com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e visa orientar os visitantes e agências de turismo quanto às normas de visitação ao local.

O Jalapão é o destino de ecoturismo mais visitado no Tocantins durante o período de carnaval. No ano passado, 1.225 pessoas visitaram as dunas. Conforme o relatório, foram 702 turistas agenciados e 523 particulares.

Publicidade

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) faz a gestão das dunas e também é responsável pelas trilhas da Serra do Espírito Santo, que ficam dentro do parque. A Agência do Desenvolvimento do Turismo responde pela Cachoeira da Velha. Os demais atrativos são propriedades particulares nos quais os donos são responsáveis pela preservação.

A visitação nas dunas só pode ser realizada entre 14h e 18h30, sendo que o horário máximo para que os grupos possam entrar na área é às 17h30. No horário matutino, só é permitido visitar a atração com autorização especial, exclusiva para quem vai produzir imagens de uso comercial do local, fazer pesquisas ou turmas escolares que estejam em alguma aula de campo.

Para informações sobre visita às dunas, o interessado pode entrar em contato com o Naturatins pelo número (63) 3534-1072 ou por e-mail: [email protected]

O Parque Estadual do Jalapão completou, no último dia 12 de fevereiro, 18 anos de criação. A unidade vem acumulando recordes no volume crescente de visitantes. Conforme o balanço divulgado pelo Naturatins, o parque registrou mais de 32 mil visitantes em 2018.

O Parque pertence à categoria de Unidade de Conservação de Proteção Integral do Estado do Tocantins. Seus mais de 158 mil hectares de área se estendem pelo município de Mateiros, fazendo divisas com os municípios de Ponte Alta do Tocantins, São Felix do Tocantins e Novo Acordo.

Além das Dunas, com suas areias douradas, outros atrativos se destacam no Jalapão entre os rios, riachos, nascentes e cachoeiras da região, como a Cachoeira da Velha, a Cachoeira do Formiga, o Fervedouro, entre outros, todos com águas potáveis. (Divulgação / Assessoria)

-- Publicidade --