Gurupi ganha primeiro parque tecnológico do Tocantins

domingo, 18 de março de 2018 às 20:27
Divulgação

GURUPI – Com investimentos na ordem de R$ 1 milhão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a cidade de Gurupi ganhou o primeiro parque tecnológico com de três laboratórios de análise de alimentos animal, alimentos vegetal e nutrição animal.

Os equipamentos foram entregues na última sexta-feira (16), pelo prefeito Laurez Moreira, para a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto Federal do Tocantins  (IFTO) e o Centro Universitário Unirg.

Publicidade

Os laboratórios têm como objetivo analisar a qualidade dos produtos a serem consumidos pela população, assim como os alimentos a serem destinados aos animais, em cumprimento a legislação do Ministério da Agricultura.

Na UFT será instalado o laboratório de análise de alimentos de origem animal. Na Unirg o laboratório de análise vegetal de alimentos e no IFTO será o de nutrição animal.

“Temos que aproveitar nosso potencial produtivo, aproveitar a matéria prima que nós temos e melhorar a sua qualidade, esses laboratórios irão contribuir com o fortalecimento da nossa cadeia produtiva e não só Gurupi ganha com isso, mas toda a região Sul”, afirmou o Laurez Moreira.

Os equipamentos foram adquiridos por meio do Programa Inova Gurupi, com captação de R$ 1 milhão, recurso destinado a partir de emenda parlamentar da senadora Kátia Abreu, quando era Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A Coordenadora do Programa Inova Gurupi, Adriana Terra, destacou a importância dos laboratórios para o desenvolvimento da região Sul do Estado. “Os laboratórios vocacionais vão atender a demanda produtiva local, melhorar a qualidade dos alimentos produzidos aqui e aumentar a produtividade, gerando emprego e renda. Isso só é possível quando os gestores públicos apoiam políticas públicas de desenvolvimento local com base em atividades de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo”, disse.

-- Publicidade --