IBGE: Comércio do Tocantins tem o pior desempenho do Brasil em agosto

segunda-feira, 12 de outubro de 2020 às 09:44

TOCANTINS – O comércio do Tocantins contrariou a tendência nacional de recuperação nas vendas e teve o pior desempenho entre todas as unidades da Federação no mês de agosto. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a pesquisa, o estado teve queda de 2,4% nas vendas do varejo em relação ao mês anterior.

A retração preocupa ainda mais quando se observa o dado de julho, quando o índice já havia despencado 5,6%. O levantamento é apresentado mensalmente pelo IBGE. No cenário nacional, agosto foi de recuperação, com as vendas crescendo 3,4%. A alta foi registrada em 25 estados.

Publicidade

O Tocantins teve uma melhora apenas no setor de varejo ampliado. Esse item do comércio leva em consideração atividades como venda de veículos, motos, partes e peças e material de construção. Mesmo assim, foi uma recuperação tímida de 0,2%. O resultado é mais fraco que o registrado em meses anteriores, quando houve altas de 14,1% no mês de junho e 1,8%, em julho.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a queda no Tocantins é de 1,1%. O estado é o único do Brasil a registrar um número negativo nesta comparação.

(Informações: G1)

-- Publicidade --