IFTO abre seleção para programas de iniciação científica para nível médio e superior

quarta-feira, 5 de agosto de 2020 às 08:57
465 Visualizações
IFTO. Foto: Reprodução.

TOCANTINS – Estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Iniciação Científica do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), nas modalidades PIBIC, PIBITI e ICJ, bem como nas modalidades PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI e PIBIC-EM, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As inscrições deverão ser feitas entre 4 e 31 de agosto. A submissão é de responsabilidade do coordenador/orientador e ocorrerá exclusivamente por meio do preenchimento e envio dos formulários disponíveis no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), os quais poderão ser acessados através do site do sistema, na opção “Submeter Projeto de Pesquisa”, constante da página inicial, ou através do menu lateral, seguindo o caminho “Pesquisa”, “Projetos”, “Submeter projetos”, seguindo o passo a passo disposto no sistema.

Publicidade

Para participar, a equipe deve ser composta por um docente, na qualidade de orientador, e um estudante-bolsista. Além do estudante-bolsista a equipe poderá ter até quatro estudantes voluntários. O Programa de Iniciação Científica do IFTO é um programa voltado para a iniciação à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico e inovação de estudantes do ensino técnico integrado ao médio e dos cursos superiores do IFTO. Todos os requisitos para participação constam nos editais 46/2020 e 48/2020.

Temáticas e Linhas de Pesquisa

Os projetos deverão abordar temas de relevância científica e social, apresentando as justificativas que atestem a importância e/ou a necessidade da pesquisa e que estejam relacionados às áreas tecnológicas prioritárias definidas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. São eles:

a) Tecnologias Estratégicas, nos seguintes setores: Espacial; Nuclear; Cibernética e Segurança Pública e de Fronteira;

b) Tecnologias Habilitadoras, nos seguintes setores: Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Materiais Avançados; Biotecnologia e Nanotecnologia;

c) Tecnologias de Produção, nos seguintes setores: Indústria; Agronegócio; Comunicações; Infraestrutura e Serviços;

d) Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, nos seguintes setores: Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Energias Renováveis; Bioeconomia; Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos; Tratamento de Poluição; Monitoramento, prevenção e Recuperação de Desastres naturais e Ambientais e Preservação Ambiental.

e) Tecnologias para Qualidade de Vida, nos seguintes setores: Saúde; Saneamento Básico; Segurança Hídrica e Tecnologias Assistivas.

f) São também considerados prioritários, diante de sua característica essencial e transversal, os projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais que contribuam, em algum grau, para o desenvolvimento das Áreas de Tecnologias Prioritárias do MCTIC e, portanto, são considerados compatíveis com o requisito de aderência solicitado.

Bolsas

Os valores das bolsas têm como base a tabela de valores de bolsas do CNPq e serão pagas mensalmente pelo período de 10 meses: a) modalidades PIBIC, PIBIC-AF e PIBITI: R$ 400,00; b) modalidade PIBIC-EM: R$ 100,00. Os valores são os mesmos para as modalidades descritas no edital PIC/IFTO.

Todos os detalhes sobre requisitos, obrigações, etapas, termos e anexos constam no Portal do IFTO:

– Edital 46/2020 PIC/IFTO/CNPq

– Edital 48/2020 PIC/IFTO

(Dicom/IFTO)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook