IFTO promoverá ações sobre o Dia Nacional do Surdo

segunda-feira, 14 de setembro de 2020 às 17:49
1.817
Imagem: Dicom/IFTO.

TOCANTINS – O mês de setembro é marcado por diferentes campanhas de sensibilização e conscientização, por isso, ele recebe várias cores. Entre elas está a cor azul, em razão do Dia Nacional do Surdo, celebrado no dia 26 de setembro.

No Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o Setembro Azul será marcado por diferentes ações, como o webinário Setembro Azul: Educação, Cultura e Protagonismo. A abertura no dia 22 será transmitida pelo canal do câmpus Porto Nacional no YouTube e as demais transmissões serão feitas por meio do canal do IFTO, nos dias 23, 24 e 25 de setembro.

Publicidade

No dia 22, a professora Gabriela Otaviani, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ministrará a palestra “Setembro Azul: qual é o papel no mês dos surdos?”. No dia 23, será transmitida uma apresentação cultural e no dia 24 será a vez dos relatos de experiência: o surdo nas diferentes modalidades de ensino, com estudantes do IFTO.

O fechamento, no dia 25, terá a palestra “Educação de surdos e formação de professores – Questões linguísticas e identitárias”, com a professora Alanna Araújo, também da UFT. A apresentação cultural será transmitida a partir das 18h30 e as demais atividades a partir das 19h.

Segundo a responsável técnica pela Coordenação de Inclusão e Diversidade (CID), Alini Alves, “a luta pela inclusão e visibilidade da comunidade surda é representada pelo Setembro Azul, mas é também uma prática diária, e todos nós podemos ser apoiadores nisso. Todos os dias pessoas surdas sofrem preconceito e exclusão por parte daqueles que não compreendem o que significa ser surdo. Aprender o básico na comunicação em Libras, aprender a falar um oi, vai fazer muita diferença na vida deles”.

As inscrições podem ser feitas pelo Sistema de Eventos. Cada dia do programa tem uma inscrição diferente, por isso o interessado pode efetuar o cadastro até mesmo no dia da programação que lhe interessa.

Ainda em alusão à data, as unidades do IFTO realizarão atividades locais para conscientização e sensibilização da comunidade interna e da comunidade externa sobre a importância da inclusão do surdo.

(Dicom/IFTO)

-- Publicidade --