Mais 99 mil crianças devem ser vacinadas contra a poliomielite e sarampo no Tocantins

terça-feira, 31 de julho de 2018 às 16:12
A Campanha Nacional começa na próxima segunda-feira (6). Foto: OMS/ONU/Agência Brasil

Alan Milhomem / Voz do Bico*

PALMAS – O Tocantins deve vacinar 99.049 crianças contra poliomielite e sarampo. Para cumprir a meta, o Ministério da Saúde vai disponibilizar 250.040 mil doses de vacina para o Estado, sendo 7.240 de Vacina Inativada Poliomielite (VIP), 123.900 doses da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 118.900 da Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Publicidade

Ainda conforme o Ministério da Saúde, todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar contra a poliomielite e sarampo, independente da situação vacinal. A Campanha Nacional começa na próxima segunda-feira (6) e vai até o dia 31 de agosto.

Em todo o Brasil, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas. O dia D de mobilização nacional está marcado para o dia 18 de agosto. A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.

A campanha de vacinação deste ano pretende vacinar todas as crianças da faixa etária de um ano a menores de cinco anos, para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral, independente da situação vacinal.

“Neste tipo de campanha, em um curto espaço de tempo, temos a oportunidade de vacinar 95% dessas crianças. Assim, criarmos uma barreira sanitária, uma imunidade de grupo. Rapidamente teremos a oportunidade de garantir que, mesmo que os vírus da pólio e sarampo entrem no país, não encontrem uma fonte de infecção”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues. (*Com informações da Agência Saúde)

-- Publicidade --