Mais de 145 mil estudantes da rede estadual participarão da primeira fase Olimpíada de Matemática

terça-feira, 26 de março de 2019 às 17:29
31 Visualizações
Foto: Divulgação

PALMAS – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) teve cerca de 406 escolas tocantinenses inscritas no ano de 2019. Ao todo, 145.022 estudantes da rede estadual irão fazer a primeira fase da prova, no dia 21 de maio. Eles são divididos em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade em que estão matriculados.

No nível 1, participam alunos de 6º ou 7º ano do ensino fundamental; no nível 2, participam os de 8º ou 9º ano do ensino fundamental; e no nível 3, estudantes de ensino médio. Participam também os estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Publicidade

Na 1ª fase será aplicada uma prova objetiva, com vinte questões, diferenciadas pelos níveis em cada escola inscrita. Já a 2ª fase consiste em uma prova discursiva, que contém seis questões, também diferenciadas por níveis, aplicada em centros escolhidos pela Obmep. Participam dessa fase apenas os alunos classificados segundo os critérios do Regulamento da Olimpíada.

No Tocantins, em 2018, 348 alunos foram premiados. No ano passado, os alunos do Estado conquistaram uma medalha de ouro, oito medalhas de prata, 65 de bronze, além de 274 certificados de Menção Honrosa.

Obmep

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é dirigida às escolas públicas e privadas brasileiras, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Serão concedidas 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 medalhas de bronze e até 51.900 menções honrosas. Todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes. (Redação Voz do Bico, com informações da Seduc)

-- Publicidade --