Operação de combate a ‘gato’ de energia autua 25 consumidores no interior do Tocantins

quinta-feira, 13 de setembro de 2018 às 15:47
Foto: Divulgação / Energisa

TUPIRAMA – A concessionária de energia do Tocantins tem intensificado o combate ao furto de energia elétrica no interior do estado com apoio da Polícia Civil. As cidades de Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus receberam a ação nestas segunda e terça-feira, com um total de 159 unidade consumidoras inspecionadas e 25 autuações por furto de energia. Em média, a Energisa identifica 700 irregularidades por mês.

Durante a operação, um produtor rural foi preso em casa, na cidade de Pedro Afonso, após ser flagrado com um ‘gato’ de energia na residência. “É importante destacar que quem rouba energia está prejudicando toda a população, pois o ‘gato’ coloca em risco a vida das pessoas e ainda compromete a qualidade da energia que chega nas nossas casas”, destaca o gerente de perdas de energia, Helier Fioravante.

O furto de energia e as fraudes no relógio medidor são crimes previstos no Código Penal. Além disso, podem causar acidentes fatais, interromper a continuidade do serviço aos consumidores, prejudicar a qualidade da distribuição de energia e impactar diretamente na tarifa a ser paga. “Parte do valor da energia furtada é dividida entre todos os outros clientes. Quando alguém furta energia está prejudicando toda vizinhança”, explica Helier.

A Energisa também investe em tecnologia e inteligência para tornar o combate ao furto mais assertivo e eficaz no Tocantins. A empresa tem uma tecnologia em tempo real capaz de gerar o perfil de consumo de energia de cada cliente. Com base nestes dados, a equipe faz uma análise das informações e orienta a equipe de campo sobre os locais suspeitos de fraudes, para que assim possam ser realizadas as inspeções. Para ajudar a combater esses crimes, é só denunciar pelo telefone 0800 721 3330. (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria)

-- Publicidade --
-- Publicidade --

Comentários no Facebook