Pacientes não vacinados contra a Covid-19 são maioria entre internados no Tocantins

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022 às 08:11
48 Visualizações

TOCANTINS – O último levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), através do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Integra Saúde, apontou que a maioria dos pacientes que estão internados nos hospitais públicos estaduais do Tocantins, em tratamento da Covid-19, são pessoas não vacinadas. Das 55 internações em dezembro de 2021, 62% dos internados, ou seja, 34 pacientes, não receberam nenhuma dose de vacinas contra a Covid-19.

“A falta de vacinação tem gerado aumento no número de internações e, consequentemente, números alarmantes. Chamamos atenção da população, mais uma vez, sobre a necessidade de completar o esquema vacinal contra a Covid-19. Apenas com a imunização completa, podemos reduzir estes números. Vale ressaltar que, estamos vivendo um novo momento da pandemia, e, precisamos da contribuição de todos, continuando todas as medidas preventivas e, principalmente, buscando a vacinação”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva.

Publicidade

Sintomas gripais

Outro dado inquietante compilado pelo Integra Saúde é sobre o total de atendimentos de síndromes gripais. Durante todo o mês de janeiro de 2021, 2.678 pessoas foram atendidas com sintomas gripais. Já em 2022, apenas nos primeiros 11 dias do ano, 3.950 pacientes apresentaram síndromes gripais.

A Superintendente de Vigilância em Saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra, faz um alerta para a população. “Mais uma vez estamos passando por um momento delicado. Infelizmente, há uma nova variante em circulação e, apesar de registrarmos apenas um caso confirmado da ômicron, o alerta precisa ser frequente. A vacinação, tanto da gripe, quanto da Covid-19, são necessárias e importantes. Pedimos que a população procure os postos de saúde e se imunize contra a Influenza e contra a Covid-19”, disse.

(SECOM TO)

-- Publicidade --