Postos de Saúde do Tocantins realizam mais um sábado de vacinação contra pólio e sarampo

sábado, 1 de setembro de 2018 às 08:02
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

PALMAS – A campanha de vacinação contra a poliomielite se encerrou nessa sexta-feira (31), mas o Ministério da Saúde orientou estados e municípios, que não atingiram a meta, a abrir os postos de vacinação neste sábado. É o caso do Tocantins, ondem mais 22 mil crianças ainda não foram vacinadas e os pais devem procurar uma unidade de saúde para imunizar os filhos.

Os municípios do Tocantins que ainda não atingiram a meta de vacinar 95% das crianças contra a poliomielite e o sarampo estão com postos de vacinação abertos neste sábado (1º). A medida tem como objetivo atingir a meta de vacinar as 99 mil crianças do estado que fazem parte do público-alvo da campanha. Até quinta-feira (30), cerca de 77,3% das crianças de um ano a menores de cinco ainda não tinham sido vacinadas.

Publicidade

A organização da mobilização neste sábado (1º) é de responsabilidade de cada município, portanto é necessário verificar com as Secretarias Municipais de Saúde quais postos estarão abertos para vacinar contra poliomielite e sarampo.

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose. (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria) 

-- Publicidade --