TOCANTINS – O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães, acompanhou de perto o processo eleitoral neste domingo, 6, em Palmas (TO), maior colégio eleitoral do Estado. O magistrado visitou o cartório da 29ª Zona Eleitoral na capital, passou pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (Cicce), que reuniu representantes das forças de segurança, percorreu locais de votação e esteve na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso para acompanhar o Teste de Integridade.
Na ocasião, o presidente conversou com eleitoras e eleitores, mesárias e mesários e agradeceu todas as pessoas envolvidas que contribuíram direta e indiretamente para a realização do pleito nos 139 municípios tocantinenses. No Cicce, o desembargador João Rigo Guimarães esteve reunido com todos os chefes das forças de segurança do Tocantins, que atuaram por meio da Operação Eleições 2024. O diretor-geral do tribunal, Jonas Demostene Ramos, acompanhou o magistrado.
“A contribuição de cada força de segurança foi fundamental e importantíssima para as eleições. Sei que todos empenharam o máximo em promover um ambiente seguro aos nossos eleitores tocantinenses para que exerçam sua cidadania com tranquilidade”, reforçou o presidente. “Parabenizo os membros da Corte, os juízes eleitorais, servidores, colaboradores, mesários e demais voluntários pelo trabalho de excelência realizado pela Justiça Eleitoral do Tocantins, como é de praxe”, complementou. São, ao todo, 26,7 mil pessoas envolvidas no pleito deste domingo.
Teste de Integridade
Sobre o Teste de Integridade que ocorreu na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso no qual simulou uma eleição real, o presidente destacou que a lisura e a transparência do processo eleitoral é validado pela sociedade.
“É satisfatório ver de perto a realização destes testes com a participação dos cidadãos. Temos aqui eleitores, a participação concreta da comunidade que está envolvida. É o serviço da Justiça Eleitoral legitimado pela sociedade”, garantiu.
Foram utilizadas 20 urnas eletrônicas no Teste de Integridade, destas, duas foram testadas com biometria.
Seções eleitorais
O presidente acompanhou também a movimentação nas seções eleitorais no Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya e na Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello “Dona Lindu”.
(Ascom/TRE-TO)