Procon alerta consumidores sobre cuidados nas compras feitas pela internet

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020 às 11:00
Procon Tocantins Voz do Bico
O comércio virtual está cada vez mais atraindo consumidores pelas inúmeras facilidades oferecidas. Foto: Thaise Marques

TOCANTINS – Só em 2019, o Procon Tocantins registrou 761 atendimentos de reclamações de consumidores que tiveram problemas com compras ou outros serviços da internet. Na última terça-feira, 11, foi comemorado o Dia da Internet Segura, e o órgão de Defesa do Consumidor tem intensificado as ações de conscientização sobre os cuidados na hora de realizar uma compra.

Durante a semana, assuntos como Compras pela internet e Navegando na web sem riscos são temas do Procon Responde em rádios do Estado. “São muitas as vantagens para comprar via internet, mas precisamos estar cientes de que sites maliciosos aplicam golpes em diversos consumidores”, explicou o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana.

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Fique atento às dicas de cuidados para evitar prejuízos:

– escolha lojas com tradição de vendas on-line ou fornecedores que sejam possíveis de contactar, por telefone ou e-mail, e que tirem todas as suas dúvidas antes da compra;
– pesquise sobre o fornecedor, buscando a opinião de clientes anteriores;
– verifique as medidas de segurança de dados ofertadas pela loja virtual aos seus clientes;
– exija nota fiscal, pois ela é seu comprovante de compra;
– desconfie de preços excessivamente baixos;
– prazo de entrega muito longo pode significar que o vendedor não dispõe do produto a pronta-entrega;
– pesquise sobre todas as características do produto antes de fechar a compra para evitar desentendimentos;
– não permita que o site armazene seus dados para compras futuras;
– se for pagar à vista, opte por boleto, uma vez que os descontos são maiores e se exige menos dados;
– use computador próprio ou de alguém de sua confiança;
– evite redes abertas de wi-fi e computadores públicos para comprar pela Internet;
– evite sites internacionais, a não ser que domine o idioma do fornecedor para ter todas as dúvidas esclarecidas antes da compra;
– controle o impulso e evite comprar aquilo que não está precisando.

Direito de arrependimento

O Procon Tocantins destaca ainda que, de acordo com o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, existe o Direito de Arrependimento em compras realizadas pelas internet. Ou seja, tem o prazo de sete dias para cancelar a compra e receber o dinheiro de volta. No entanto, é válido lembrar que os valores pagos com o frete são de responsabilidade do consumidor e o produto tem que ser devolvido em perfeito estado e com a embalagem ainda lacrada.

“O consumidor pode desistir do contrato no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio”, explica Magno Silva, gerente de fiscalização.

Denuncie

Ao perceber qualquer irregularidade, o consumidor deve fazer a denúncia ao Procon Tocantins por meio do Disque 151, ou pelo WhatsApp Denúncia, no (63) 99216-6840. Para formalizar a reclamação em um dos 11 núcleos de atendimento do órgão, é preciso checar bem as informações, apresentar comprovantes, como fotos, e-mails e demais documentos que comprovem a compra.

(Secom/TO)

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