Procon Tocantins orienta sobre cuidados com compras online na Black Friday

quarta-feira, 18 de novembro de 2020 às 17:19
E-commerce. Shopping cart with cardboard boxes on laptop. 3d
Compras on-line aumentaram devido à pandemia. – Foto: Reprodução.

Realizada todos os anos na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday acontece no próximo dia 27. E para garantir que os consumidores não sejam vítimas de fraudes, o Procon Tocantins divulgou dicas sobre como realizar as compras online de forma segura e sem dor de cabeça depois.

Os avanços tecnológicos e a popularização da compra via internet facilitou adquirir aquele produto desejado, principalmente durante a Black Friday, com anúncios de preços mais baixos e ofertas consideradas vantajosas.

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Nos últimos oito meses, ou seja, desde o início da pandemia, o órgão de defesa do consumidor já registrou 499 reclamações referentes a compras online.

Fique de olho

O Procon Tocantins orienta que o consumidor fique atento as dicas para evitar que seja vítima de fraudes e de propaganda enganosa. As informações são válidas paras as compras nas lojas físicas ou pela internet.

– Escolha lojas com tradição de vendas on-line ou fornecedores que sejam possíveis de contactar, por telefone ou e-mail, e que tirem todas as suas dúvidas antes da compra;

– Pesquise sobre o fornecedor, buscando a opinião de clientes anteriores;

– Verifique as medidas de segurança de dados ofertadas pela loja virtual aos seus clientes;

– Exija nota fiscal, pois ela é seu comprovante de compra;

– Desconfie de preços excessivamente baixos;

– Prazo de entrega muito longo pode significar que o vendedor não dispõe do produto a pronta-entrega;

– Pesquise sobre todas as características do produto antes de fechar a compra para evitar desentendimentos;

-Não permita que o site armazene seus dados para compras futuras;

-Faça print ou tire fotos das ofertas anunciadas;

-Fique atento quando a oferta for muito vantajosa.

É direito seu

É importante frisar que, de acordo com o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente que realizar suas compras pelas internet, catálogos e revistas tem o direito do arrependimento. Ou seja, existe o prazo de sete dias para cancelar a compra e receber o dinheiro de volta. “Mas é válido lembrar que os valores pagos com o frete são de responsabilidade do consumidor e o produto tem que ser devolvido em perfeito estado e com a embalagem ainda lacrada”, ressalta o superintendente Procon, Walter Viana.

Denuncie

Em caso de denúncias o consumidor deve entrar em contato por meio do Disque 151 ou utilizar o Whats Denúncia 99216-6840. Para formalizar a reclamação, o consumidor pode entrar no site do Procon e clicar no banner “Faça sua Reclamação aqui”, preencher todos os campos e anexar os documentos solicitados.

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