Produção da Tilápia deve movimentar mais de R$ 1,4 bilhão nos próximos anos no Tocantins

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019 às 17:27
528 Visualizações
A tilápia é a cadeia mais consolidada no mercado nacional: Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins.

PALMAS – Com condições climáticas, logística, recursos hídricos e oferta de grãos favoráveis para a produção de ração para o peixe Tilápia nas águas das bacias tocantinenses, o Estado deve movimentar nos próximos anos mais de R$ 1,4 bilhão em negócios. A informação é do presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), Francisco Medeiros.

Para o secretário Estadual de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Thiago Dourado, com a aprovação da criação da espécie (tilápia) em tanques redes nos reservatórios, a tilapicultura vai avançar muito no Tocantins. “A gente já possui um contexto ambientalmente regularizado, todos os reservatórios têm sua parte de licenciamento e de uso múltiplo já pré-aprovados”, afirmou.

Publicidade

Conforme Thiago Dourado, o Tocantins também oferece benefícios fiscais para empresas interessadas na produção de ração. “Na área fiscal, já dispomos atualmente de incentivos fiscais para a industrialização tanto da ração, quanto do pescado. Da ração, há um benefício enorme, com 100% do ICMS para o consumo interno. O Governo deve oferecer um incentivo muito forte para a industrialização da pesca”, garantiu.

O Tocantins também possui uma plataforma logística estruturada com a ferrovia Norte-Sul, que já está operando de Porto Nacional [TO] até o Porto de Itaqui [MA]. Isso possibilitará fazer o transporte da produção tocantinense.

O estado do Tocantins tem hidrelétricas no curso do Rio Tocantins, cuja capacidade de suporte estimada pela ANA (Agência Nacional das Água) é de 220 mil toneladas. Porém, era permitida somente a criação de peixes oriundos da bacia hidrográfica. A entidade destaca ainda que os lagos das hidrelétricas do Rio Tocantins têm ambiente perfeito para a produção de tilápia.

O Naturatins será o órgão responsável para emitir o licenciamento de projetos de cultivo da tilápia e a ideia é iniciar no Lago da Usina Hidroelétrica Luís Eduardo Magalhães (Lajeado). No estado, atualmente, a tilápia é cultivada em tanques escavados. (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria) 

-- Publicidade --