Programa da ONU anuncia liberação de R$ 1,5 milhão para projeto de preservação ambiental no Tocantins

quarta-feira, 12 de setembro de 2018 às 17:49
209 Visualizações
Foto: Divulgação / Assessoria

PALMAS – O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento anunciou, nesta quarta-feira (12), a aprovação de recursos de R$ 1,5 milhão para o Projeto Campo Sustentável apresentado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) durante o encontro anual da Reunião da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF), realizada na Califórnia (EUA).

O Projeto Campo Sustentável, em parceria com Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), foi elaborado para garantir a redução do desmatamento, porém aliado ao desenvolvimento das cadeias produtivas sustentáveis. Outro ponto que garantiu a captação do recurso é que as estratégias apresentadas estão dentro dos eixos trabalhados para a efetivação, no Tocantins, do Programa Jurisdicional de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+).

Publicidade

A participação do Estado no GCF, segundo o subsecretário da Semarh, Rubens Brito, foi essencial para garantir o recurso. “Vamos iniciar uma ação piloto na região sul do Estado que tem foco na Cadeia Produtiva Sustentável da Pecuária”, adiantou. Para Rubens Brito, o Tocantins está num cenário internacional favorável e pode contribuir de forma ativa para firmar compromissos e parcerias voltadas à conservação de florestas e mitigação de mudanças climáticas.

O projeto está estruturado em quatro eixos que foram analisados como parte da estratégia maior para o desenvolvimento sustentável, e buscam endereçar desafios presentes e futuros, são eles: implantação e acompanhamento do Programa Campo Sustentável;  construção de sistema do Estado do Tocantins para Produção Rural Sustentável; desenvolvimento de estratégia de investimento para transição agroecológica e redução do desmatamento no Tocantins; e prospecção de novos investimentos para transição agroecológica. (Com informações da Assessoria)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook