Secretaria da Saúde promove seminário on-line sobre estratégias de prevenção e enfrentamento à obesidade

sábado, 10 de outubro de 2020 às 08:00
Imagem: Divulgação/SES-TO.

Evento será realizado dia 15 de outubro, das 14h às 17h, por meio do aplicativo Zoom

TOCANTINS – Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação e com intuito de divulgar os dados e as estratégias para o enfrentamento da obesidade no Tocantins, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promoverá o Seminário Estratégias de Prevenção e Enfrentamento à Obesidade no Tocantins. O evento será realizado no próximo dia 15, das 14h às 17h, por meio do aplicativo Zoom, através deste link, e é direcionado aos profissionais de saúde de todos os municípios tocantinenses.

Publicidade

“O seminário é um alerta para os profissionais de saúde de que obesidade é uma doença crônica e grave que precisa ser vista como um problema sério de Saúde Pública. Neste contexto, a Atenção Primária tem um papel de suma importância na prevenção, diagnóstico e tratamento”, explica Terezinha de Jesus, nutricionista da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da SES.

A ação conta com a parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (MS).

Programação

O evento terá palestras e debates. A abertura será realizado pela diretora de Atenção Primária da SES, Laudecy Alves do Carmo Soares; em seguida serão realizadas as seguintes palestras:

  • Diagnóstico da Obesidade, de acordo com os dados do SISVAN 2019, com a palestrante Teresinha Franco;
  • Ações do Projeto de Enfrentamento da Obesidade, com Sônia Lopes Pinto – Professora da UFT;
  • Recomendação Guia Alimentar para População Brasileira, com Ariane do Carmo – Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do MS.
  • Recomendações Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de dois anos, com Mayara Ramos – MS.

Dados no Tocantins

Em 2019, de acordo com os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN)/MS foram avaliados pelos profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Tocantins, o estado nutricional de 182.998 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, 42.804 pessoas têm algum grau de obesidade, sendo: 31.696 (obesidade grau I);  10.650 pessoas (grau II) e 4.582 pessoas (grau III).

(Secom-TO)

-- Publicidade --