Seduc amplia programas e intensifica atendimento na Rede Estadual de Ensino do Tocantins

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018 às 16:05
255 Visualizações
Foto: Juliana Carneiro / Governo do Tocantins

PALMAS – No decorrer de 2018, as ações da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) foram intensificadas, como atividades pedagógicas, ampliação do programa #ToNoEnem, reforma de escolas e realização de eventos. Só no programa de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foram beneficiados cerca de 20 mil concluintes do ensino médio na rede estadual com aulões presenciais, simulados, distribuição de material de apoio específico.

Motivada pela visibilidade alcançada pelo estado na execução do programa de Educação Financeira nas escolas estaduais, o Tocantins sediou neste ano a 5ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira, com a oferta de palestras, lançamentos de games, apresentação de youtubers e outras atividades voltadas para estudantes e professores. Esta foi a primeira realização do evento fora do eixo São Paulo.

Foto: Elias Oliveira / Governo do Tocantins
Publicidade

O estado também garantiu a participação de estudantes na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Foram investidos R$ 88.273,82 na realização das quatro etapas estaduais da Conferência. O evento teve como objetivo discutir ações educativas com foco na sustentabilidade, além de contribuir para a implementação de projetos ambientais nas escolas e municípios. Foram impactados, pelas ações, estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental nos 139 municípios tocantinenses.

O fortalecimento do ensino médio integral também foi destaque na atual gestão com as escolas do Programa Jovem em Ação. A iniciativa oferece a expansão de carga horária, flexibilização de currículo, desenvolvimento de ações condizentes com os interesses e contexto dos estudantes do ensino médio.

Conforme a Seduc, o Programa contempla melhorias na infraestrutura, alimentação escolar e custeio pedagógico; formação para equipes gestora e docente e maior participação da família e comunidade escolar. Em 2018, foram beneficiados 3.650 estudantes das cidades de Araguaína, Arraias, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema, Palmas, Tocantinópolis. Para 2019, a previsão é expandir o Jovem em Ação para os municípios de Araguatins, Porto Nacional e Paraíso, atendendo mais de 8 mil estudantes tocantinenses.

Em 2018, a Estado apoiou e promoveu iniciativas com foco no incentivo ao protagonismo juvenil, como o programa Jovens Embaixadores, que oferece intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino. A Seduc conduziu o processo seletivo e selecionou dois estudantes para o intercâmbio. Cerca de R$ 10 mil foram investidos.

Com o “Projeto Nós Propomos”, os estudantes do Tocantins também foram estimulados a exercer o protagonismo juvenil por meio de ações de cidadania plena. Em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, os alunos participaram de ações nas escolas sobre a constitucional gestão democrática das cidades onde vivem e do III Seminário Estadual Nós Propomos. Com o projeto de intervenção desenvolvido, um grupo de estudantes do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, de Palmas, representou o Tocantins no Congresso Iberoamericano em Portugal.

“Estamos investindo no pedagógico, na formação dos professores, na estrutura das unidades e aumentado o atendimento das escolas de ensino médio integral dos colégios militares. Para 2019, estamos planejando o fortalecimento destas e muitas outras iniciativas que buscam colocar o Tocantins em evidência nacional pela qualidade do ensino ofertado”, afirmou a secretária da Seduc, Adriana Aguiar. (Redação Voz do Bico, com informações da Seduc)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook