
TOCANTINS – Relatório da Covid-19 Analytics, ferramenta criada por um grupo de professores da Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mostrou que seis estados brasileiros, entre eles o Tocantins, apresentam desaceleração de novos casos confirmados de covid-19.
De acordo com a reportagem, o dado aferido que indica o número efetivo de reprodução do vírus no país é referente até a última quarta-feira, 17. Dos 27 estados brasileiros, apenas Acre, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima e Tocantins estão com uma taxa de retransmissão do vírus inferior a 1. “Ou seja, a média de novos infectados para cada pessoa já infectada está abaixo de uma pessoa. O número significa que a pandemia está reduzindo nestes estados”, consta na revista Veja, onde o estudo foi divulgado.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Tocantins apresenta 8.354 casos confirmados da doença, sendo que 5.161 pacientes estão recuperados e 3.018 ainda estão em isolamento domiciliar ou hospitalar. Até o momento, foram registrados 175 óbitos.
O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, falou sobre os dados apontados pelo estudo. “Temos acompanhado de perto a evolução dos casos de covid-19 no Tocantins e colocado em prática todas as medidas necessárias para que a propagação da doença seja contida e, com isso, nossa população possa ficar mais protegida. É um cenário difícil de se prever as coisas, pois o desenvolvimento da pandemia é muito dinâmico e enquanto não houver uma vacina, devemos nos manter vigilantes e atentos aos resultados diários. Mas, fico feliz em saber que estamos conseguindo obter sucesso nesse combate ao novo coronavírus”, avaliou.
(Secom-TO)












