Semana do Jovem Empreendedor movimentou acadêmicos de Araguaína

sexta-feira, 23 de março de 2018 às 10:34
372 Visualizações
Foto: Divulgação / João Neto

ARAGUAÍNA – Pela primeira vez, Araguaína foi palco da Semana Estadual do Jovem Empreendedor, uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Araguaína Jovem (Aciara Jovem), que com parceria com outras instituições, apresentou para o público universitário cases de sucesso e o panorama do empreendedorismo jovem no Brasil e no Tocantins. O ciclo de palestras foi realizado se encerrou nessa quinta-feira (22) no auditório da Faculdade Católica Dom Orione.

O presidente da Aciara Jovem, Jefferson Silva, disse que objetivo principal do evento foi o de plantar uma semente empreendedora na mente de cada expectador. “Acreditamos que todos têm condições para melhorar a própria situação econômica, de mudar o contexto social da nossa região. E as chaves para o sucesso vêm da educação e do empreendedorismo”, destacou.

Publicidade

No primeiro dia, na quarta-feira (21), o evento foi dedicado ao lançamento do Movimento Startup Araguaína. O presidente da Aciara, Dearley Kuhn, abriu a noite de palestras e celebrou a iniciativa. “Hoje, a maior parte dos empreendimentos mais promissores estão na área digital e começam com boas ideias, que precisam ser fomentadas. Temos bons exemplos no nosso Estado e creio que, com este evento, muita coisa boa surgirá em breve”, afirmou.

O tema das startups foi aberto com a palestra de Luiz Carvalho, do Movimento Startup Tocantins. Luiz contou sobre sua carreira no segmento, das várias ideias que não foram para frente, mas que serviram de escada para o que é hoje. Luiz também falou sobre o cenário atual no Estado e elogiou o nível do ecossistema araguainense.

Na segunda noite de evento, a palestrante Vanessa Murta, presidente do Conselho de Jovens Empresários (Conjove) de Imperatriz (MA) e diretora do Conselho Nacional de Jovens Empreendedores (Conaje), deu um passo a passo do que é empreender, como firmar parcerias e a importância de buscar ajuda dentro das associações de jovens empresários. “Nessas associações, os jovens vão ter todo o apoio, tirar dúvidas e aprender um pouco mais sobre a importância da união”, explicou Vanessa.

A 1ª Semana Estadual do Jovem Empreendedor foi encerrada com a palestra da professora e coordenadora de projetos da Fundação Nicolau Esteves, Rafaella Kalil. Ela abordou o empreendedorismo jovem de maneira ampla e aproveitou a oportunidade para mostrar os vários cenários e novas modalidades de negócios, além de incentivar os acadêmicos a não deixar oportunidades passarem.

De acordo com a estudante Giovana Gonçalves, o evento “trouxe temas bem pontuais e que estão em pleno crescimento. Isso com certeza vai incentivar outros estudantes a empreender cedo”, finalizou.

-- Publicidade --