Semana do Soldado lembra contribuição da Polícia Militar no desenvolvimento do Estado

segunda-feira, 21 de agosto de 2017 às 17:37
39 Visualizações
Contribuindo com a educação, a PM conta atualmente com quatro unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM), localizadas em Arraias, Araguaína e Palmas – Polícia Militar/Governo do Tocantins

No dia 25 de agosto é comemorado o Dia do Soldado. A data homenageia o Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, que nasceu no dia 25 de agosto de 1803 e lutou em várias guerras dentro e fora do Brasil. No Tocantins, a semana do soldado é lembrada com o destaque da importante contribuição da Polícia Militar para o crescimento do Estado.

A Polícia Militar atua no Tocantins em diversos setores como Educação, Meio Ambiente, Rodovias e Divisas, ações preventivas e ostensivas, além de projetos e campanhas sociais, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd e Polícia Comunitária.

Publicidade

Os policiais militares estão presentes no dia a dia do cidadão, repassando o sentimento de segurança e cumprindo o papel de preservação da ordem pública e a realização do policiamento preventivo e, se necessário, o repressivo.

Educação

Contribuindo com a educação, a PM conta atualmente com quatro unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM), localizadas em Arraias, Araguaína e Palmas. O reconhecimento pela boa atuação dos militares vem dos profissionais, dos alunos e também de pais, que presenciam constantemente melhoras no desenvolvimento dos filhos após o ingresso no CPM.

A professora do Colégio da Polícia Militar de Araguaína, Lucialine Duarte, declara que “o grande diferencial que o Colégio da Polícia Militar proporciona aos profissionais da educação é a garantia da disciplina necessária para que a aprendizagem seja realmente efetivada. Além disso, juntamente com a disciplina contamos com o reforço de valores como respeito, cooperação, que traz resultados positivos não só para a escola, mas também para os lares dos nossos alunos”.

“Estudar no Colégio da Polícia Militar é garantir um futuro promissor, pois a instituição ensina os alunos a serem pontuais, organizados, disciplinados, compromissados e que visam principalmente o ingresso nas universidades. Ademais, existem os cursos preparativos de fiscais, socorristas e assessores de comunicação, que preparam os estudantes para a vida e para lidar com as concorrências”, afirma o aluno Patrick Fonseca Miranda.

Outro depoimento é da mãe do aluno do Ensino Médio do CPM de Palmas, Richard Dantas. A professora Andreane Dantas relata o orgulho que sente com as habilidades que o filho vem adquirindo por meio do ensino no CPM: “Muito feliz com o desenvolvimento do meu primogênito no Colégio da Polícia Militar, sua disciplina e educação só melhoraram, agora formou-se no Curso de Primeiros Socorros, muito importante para o colégio e para toda sua vida!”.

Novos CPM’s

Durante o evento de formatura de 512 alunos do Proerd na quinta-feira, 17, o governador Marcelo Miranda anunciou a implantação de mais duas unidades do Colégio da Polícia Militar em Paraíso do Tocantins e Gurupi. Essa é uma prova do sucesso que a PM vem conquistando em sua atuação também na educação e é refletido em resultados de médio e longo prazo.

(SECOM/TO)

-- Publicidade --