Siqueira Campos: 93 anos e uma história que funde-se à do Tocantins

domingo, 1 de agosto de 2021 às 01:00
340 Visualizações
Imagem: Assessoria.

TOCANTINS – José Wilson Siqueira Campos, figura icônica na luta pela criação do estado do Tocantins, completa 93 anos neste dia 1° de agosto. O portal Voz do Bico relembra a história do primeiro governador do Tocantins nesses 56 anos de vida política.

Clique no link e acompanhe a live: Homenagem Governador Siqueira Campos

Origem

Publicidade

José Wilson Siqueira Campos nasceu no dia 1° de agosto de 1928 no município de Crato (CE), passou boa parte de sua adolescência viajando pelo país, trabalhando em diversos ofícios, até que chegou a Colinas de Goiás, então norte do estado de Goiás (hoje, Colinas do Tocantins). Nesta cidade foi produtor rural e fundou a Cooperativa Goiana de Agricultores, época em que se envolveu na política local se elegendo vereador e no movimento popular que pedia o desmembramento do norte do Goiás e consequente criação do Tocantins.

Vida política

Siqueira Campos elegeu-se vereador em Colinas no ano de 1965 pelo partido Arena. Depois, integrou as siglas PDS, PDC, PPR, PPB, PFL, PL, PSDB e DEM. Foi eleito deputado federal por cinco mandatos, ocupando o cargo entre 1971 e 1988. Continuou a luta pelo desmembramento do norte de Goiás, chegando a fazer uma greve de fome de 98 horas em favor da causa.

E então, como deputado federal participante da Assembleia Nacional Constituinte, redigiu e entregou ao presidente da Casa de Leis, Ulisses Guimarães, uma fusão de emendas (conhecida como Emenda Siqueira Campos) que trazia a proposta de criação do estado do Tocantins. Ela foi aprovada e, com isso, o estado foi criado em 05 de outubro de 1988, mesma data da promulgação promulgação da Constituição Federal do Brasil.

Siqueira Campos também determinou a construção da cidade de Palmas para ser a capital do novo estado, após muitas críticas de pessoas que queriam uma das cidades já existentes da região como sede do estado.

Foi eleito como primeiro governador do recém-criado Tocantins para um mandato tampão de 1° de janeiro de 1989 a 15 de março de 1991. Exerceu mais quatro mandatos no governo estadual: de 1995 a 1998, de 1999 a 2002 e de 2011 a 2014.

Por fim, eleito primeiro-suplente do senador Eduardo Gomes nas eleições de 2018, assumiu o mandato em julho de 2019, aos 90 anos, durante período de licença do titular.

Hoje, Siqueira Campos completa 93 anos e a família realiza uma live às 10h para comemorar mais um ano de vida do político.

(Voz do Bico)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook