Socioeducadores participam de curso sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo

terça-feira, 19 de junho de 2018 às 15:27
251 Visualizações
Foto: Divulgação

MAS – A Diretoria de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente e da Escola de Socioeducação do Tocantins realizam mais uma capacitação, desta vez sobre instrumentais utilizados pelos analistas socioeducadores com enfoque no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). A ambientação teve início nessa segunda-feira (18) e termina na tarde desta terça-feira (19). Participam da qualificação os servidores das unidades socioeducativas de Palmas.

Durante os dois dias, os servidores analistas estão estudando e trocando experiências sobre os instrumentais trabalhados na Política de Socioeducação com enfoque no Sinase, como o Plano Individual de Atendimento ao Socioeducando e Egresso e confecção de relatórios técnicos que servem para oficializar questões relacionadas ao comportamento dos cumpridores de medidas, tanto internamente quanto para os órgãos envolvidos na política e acompanhamento dos socioeducandos, como o Poder Judiciário.

Publicidade

“Pensamos em debater esses temas com mais profundidade, pois é uma necessidade que os analistas precisam para desenvolver o trabalho e fortalecer a medida socioeducativa”, explicou a coordenadora do Núcleo da Escola de Socioeducação, Rute Andrade.

Para a analista socioeducadora Maria Vila Real, a formação está sendo muito produtiva e esclarecedora, uma vez que os servidores estão tendo a chance de rever e conversar mais sobre procedimentos utilizados diariamente nas unidades.

“Por mais que tenhamos feito o Curso de Formação, existe uma dificuldade grande de conhecimento da política de socioeducação devido a sua complexidade, então estamos aprendendo muito aqui com pessoas capacitadas, além do mais também estamos trocando ideias, dificuldades de cada unidade e tudo isso está sendo esclarecedor”, disse.

Outras duas capacitações foram realizadas para técnicos socioeducadores, de forma dividida em quatro turmas, cada uma com carga horária de 16 horas aulas. A capacitação foi ofertada em dias alternados, a fim de contemplar todo o público-alvo, considerando a rotina dos plantões dos servidores nas unidades.

-- Publicidade --

Comentários no Facebook