Solicitar alteração de carga de energia diminui riscos faltas de energia, curtos-circuitos e incêndios

quinta-feira, 7 de março de 2019 às 17:10
410 Visualizações
Foto: Divulgação

PALMAS – Alguns cuidados com a rede elétrica são importantes para garantir segurança e a qualidade no fornecimento de energia. Uma causa comum para faltas de energia, curtos-circuitos e até incêndios em residências, comércios e outras estruturas é a sobrecarga. Para evitar esses transtornos é importante que os clientes informem à concessionária sempre que forem ampliar o consumo de energia.

“O cliente declara uma carga para a concessionária quando pede a ligação de energia e a Energisa disponibiliza a energia conforme a necessidade relatada pelo cliente, de forma a assegurar a qualidade necessária para que os equipamentos listados pelo cliente funcionem. Quando o cliente amplia o seu consumo, comprando mais aparelhos eletroeletrônicos é preciso informar a empresa”, orienta Graziela Matos, coordenadora de Planejamento Operacional.

Publicidade

Graziela explica que a declaração de carga não tem impacto no valor cobrado na conta de luz. “Informar quais os equipamentos têm em casa não vai aumentar a conta de luz, pois o valor da conta está ligado a quantidade de energia consumida, e a leitura do consumo é feita mensalmente. Portanto, declarar a carga só beneficia o cliente, que terá energia de qualidade em casa”.

Quando a declaração de carga é realizada de forma parcial ou incorreta, a concessionária não consegue dimensionar a rede de distribuição necessária para o fornecimento de energia, ou seja, não saberá quando o transformador ou a rede estarão sobrecarregados.

O principal problema causado por uma sobrecarga é colocar em risco as instalações elétricas e consequentemente, as pessoas que estão no local onde há a sobrecarga. “É um risco para a segurança de todos, pois se os cabos e disjuntores estiveram mal dimensionados, podem sofrer aquecimento acarretando em queima ou até incêndio na edificação”, enfatiza Graziela.

Veja as dicas:

– Sempre que for solicitar uma ligação nova faça a declaração da carga a ser atendida (quantidade de lâmpadas, equipamentos eletrodomésticos, tomadas, etc.), assim a Energisa irá definir a categoria do padrão de entrada;

– No pedido de ligação também é importante o cliente informar se a solicitação será para atendimento definitivo ou provisório;

– Contrate profissionais habilitados para projetar e construir as instalações elétricas de suas edificações. (Divulgação / Assessoria)

-- Publicidade --