Técnicos do Pronatec discutem estratégias para garantir acesso dos egressos ao mercado de trabalho

quarta-feira, 20 de março de 2019 às 17:05
38 Visualizações
Foto: Elias Oliveira /Governo do Tocantins

PALMAS – Trinta técnicos pedagógicos e administrativos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Ensino Profissionalizante participam de formação nesta quarta-feira (20), em Palmas, para discutir a realidade dos cursos ofertados e busca melhorias para os estudantes atendidos e a inserção no mercado de trabalho dos formandos.

Conforme a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o objetivo da formação é alinhar e estruturar as ações, com toda a equipe do Programa para o ano de 2019 no Tocantins. Além de análise processual e efetivação de pagamentos, a formação aborda ainda as metodologias de trabalho e planejamento de formações nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE).

Publicidade

Conforme Amanda Pereira Costa, coordenadora geral do Núcleo de Educação Pronatec/Profissionalizante, a missão para o ano é implementar o ensino para garantir o acesso dos estudantes ao mercado de trabalho. “O foco é melhorar o aprendizado no aluno. Na revisão pedagógica, observamos que há fatores que podem melhorar significativamente o aprendizado e consequentemente a empregabilidade deste aluno após o término do curso que ele faz”, destacou.

A formação ocorre com discussões e debates sobre as práticas do programa. Está sendo feito, ainda, um cronograma para realização de ações similares nas Diretorias Regionais de Educação (DRE). Hoje, os cursos do Pronatec em andamento atendem a cerca de 2.600 alunos em 61 municípios do Tocantins. São ofertados cursos em diversas áreas nas modalidades técnica e Formação Inicial e Continuada (FIC). (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria)

-- Publicidade --