TO: reunião técnica discute estratégias do Programa Mais Alfabetização

quinta-feira, 9 de agosto de 2018 às 17:24
Fotos – Juliana Carneiro / Governo do Tocantins

PALMAS – A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizam, nesta quinta-feira (9), em Palmas, a 1ª reunião técnica estadual do Programa Mais Alfabetização, de iniciativa do Ministério da Educação (MEC). O evento reuniu cerca de 130 representantes dos 126 municípios que aderiram ao Programa.

Durante a reunião, foram abordadas as estratégias de trabalho, funções e atribuições do professor alfabetizador, do assistente de alfabetização, do coordenador pedagógico e coordenadores responsáveis pelo desenvolvimento do Programa nos municípios.

Conforme a coordenadora estadual do Mais Alfabetização, pela Undime, Ana Célia Dora da Silva, a reunião buscou alinhar estratégias para alcançar as metas do Programa. “A proposta é assegurar a alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental, com acompanhamento pedagógico específico e apoio aos estudantes para a prevenção ao abandono, à reprovação, à distorção idade/ano”, destacou.

Já a técnica pedagógica da Gerência de Apoio aos Municípios da Seduc, Celestina Maria Pereira de Sousa, destacou a finalidade do Programa. “O Mais Alfabetização visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, com garantia de recurso para o assistente de alfabetização e aquisição de materiais pedagógicos. Serão mais de 31.007 alunos da rede estadual e municipal no Estado do Tocantins atendidos”, pontuou.

Para a coordenadora municipal do Programa em Darcinópolis, Márcia Cristina Dias Cunha, a reunião é um momento importante para o início do Mais Alfabetização no Estado. “Nesta reunião, os professores e assistentes podem sanar dúvidas sobre todo o processo, compartilhar experiências e aprender melhor sobre o Sistema de Monitoramento do Programa, para melhorar o aprendizado dos estudantes”, finalizou.

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