
TOCANTINS – Os mais de 1,5 milhão de tocantinenses agora têm à disposição um serviço de Telemedicina ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que vai aumentar a capacidade de atendimento da rede estadual. Trata-se do programa TOSaúde, lançado nesta terça-feira, 18, pelo governo do estado. A plataforma do programa de consultas está liberada no endereço tosaude.to.gov.br e, nos próximos dias, também estará disponível nas lojas de aplicativo de smartphones.
Especialidades
Além de consultas com médicos clínicos e enfermeiros, o usuário terá acesso às seguintes especialidades: Alergia e Imunologia Pediátrica, Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Dermatologia, Dermatologia Pediátrica, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica, Gastroenterologia, Gastroenterologia Pediátrica, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Infectologia Pediátrica, Mastologia, Nefrologia, Nefrologia Pediátrica, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Nutrição Pediátrica, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Pneumologia Pediátrica, Psiquiatria, Psiquiatria Pediátrica, Reumatologia, Reumatologia Pediátrica e Urologia.
O serviço possibilita o acesso ao atendimento ambulatorial especializado, marcação de exames e prescrição de receitas.
“São 22 especialidades que estarão disponíveis aos tocantinenses dos 139 municípios. Este programa vai dar condições de um atendimento ágil, humanizado e de qualidade e mostra que o Tocantins caminha a passos largos”, comemorou o governador Mauro Carlesse.
Como funciona
O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, explicou que o programa TOSaúde vai funcionar 24 horas por dia para atendimento a casos suspeitos de covid-19. “Este atendimento vai ocorrer sete dias por semana. Nossa capacidade geral/mensal será de 30 mil atendimentos, o que é bem maior que nossa capacidade presencial”, informou.
Na plataforma, após o cadastro inicial e a triagem, o cidadão será atendido imediatamente por teleconsulta com o médico, se for classificado com grau moderado ou grave para covid-19. Se for classificado com grau leve, ele será acompanhado por enfermeira, por 14 dias, para evitar que este paciente vá até uma unidade de saúde sem necessidade. Para as outras especialidades, a Central de Regulação do Estado vai organizar a lista e os pacientes serão contatados para triagem e posterior consulta.
O acesso ao sistema só é possível para quem tem o Cartão Nacional do SUS cadastrado no Tocantins.
(Secom)












