Tocantins lidera ranking do fogo nas últimas 48 horas

quinta-feira, 8 de junho de 2017 às 09:34
101 Visualizações
            Área atingida por fogo tem residências próximas que receberam muita fumaça. – Foto: Emerson Silva

Monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostrou ontem que 143 queimadas foram registradas no Tocantins nas últimas 48 horas, o que correspondia a 29,2% dos focos de calor registrados por satélite em todo o País e deixou o Tocantins na primeira colocação no ranking brasileiro de focos de calor nos últimos dois dias, seguido apenas do Mato Grosso (139) na segunda posição. No ranking anual do Inpe, considerando os registros acumulados do ano, o Tocantins permanece na segunda posição com 1.275 focos de calor registrados, 284 somente este mês.

Queimada em zona rural, quando regrada, pode ser autorizada pelo Naturatins, mas em área urbana é proibida. Ontem à tarde, um incêndio urbano consumiu uma área extensa de vegetação das Quadras 703 e 705 Sul, em Palmas. As chamas se alastraram rapidamente e ameaçaram atingir postes de rede elétrica. Cinco brigadistas ajudaram a controlar o fogo, que só foi completamente debelado à noite. A área atingida não foi mensurada.

Publicidade

Segundo o superintendente da Defesa Civil Municipal, Iranilto Sales, a causa provável é ação humana. “Foi uma área significativa próximo a uma área residencial. Chegou a queimar embaixo de postes da rede elétrica por isso chegou a ter risco”, afirmou. Segundo ele, esta foi a primeira queimada de vulto na zona urbana de Palmas neste período de estiagem. Outras já haviam sido combatidas esta semana às margens da TO-050 e na Região Norte de Palmas. “As pessoas colocam fogo para limpar área, mas não avaliam os prejuízos materiais e ambientais. Vimos vários animais fugindo, um, inclusive, queimado. Mas é o prejuízo humano que não se mede. A fumaça atinge, com certeza, residências próximas e vai prejudicar a saúde de crianças e idosos, além daqueles que têm problemas respiratórios”, completou. Quem flagrar alguém ateando fogo deve ligar para 190, 153 ou 1 93 para denunciar o ato e acionar a brigada.

(JORNAL DO TOCANTINS)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook