Tocantins pretende vacinar 450,7 mil contra coronavírus na primeira fase; grupos prioritários são divulgados

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021 às 11:56
Vacinas serão fornecidas pelo SUS. Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Direitos Reservados.

TOCANTINS – A previsão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é vacinar 450,7 mil pessoas no Tocantins contra a covid-19 na primeira etapa de vacinação. Apesar de ainda não ter um cronograma com as datas oficiais de aplicação da vacina, a SES divulgou informações sobre os grupos prioritários.

Os primeiros a serem vacinados no estado são:

  • População indígena em terras indígenas demarcadas: 7.802 (inclui indígenas acima de 18 anos atendidos pelo subsistema de saúde indígena).
  • Profissionais de saúde: 37.889.
  • Pessoas de 60 a 74 anos: 126.493 + 424 (Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas).
  • Trabalhadores educacionais: 25.307.
  • Forças de Segurança e Salvamento: 4.791.
  • Funcionário do Sistema de Privação de Liberdade: 289.
  • Pessoas acima dos 18 anos que tenham as seguintes comorbidades: diabetes mellitus; hipertensão arterial sistêmica grave (de difícil controle e/ou com lesão de órgão alvo); doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave – 116.767 mil pessoas.
Publicidade

Até o momento, dois laboratórios pediram à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para o uso emergencial de vacinas no país: a Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, e a AstraZeneca, em conjunto com a Universidade de Oxford e a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Porém, a decisão da Anvisa só será emitida no próximo dia 17.

Dependendo de quais vacinas forem utilizadas pelo governo federal, serão necessárias uma ou duas doses por pessoa. Para preparar a equipe da rede pública de saúde, a SES está realizando nesta quarta-feira, 13, um treinamento sobre a vacinação contra o coronavírus.

(Com informações do G1-TO)

Veja também: Servidores da Saúde vão receber treinamento sobre vacinação contra o coronavírus.

-- Publicidade --