Unitins discute criação do curso de Engenharia de Aquicultura

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018 às 11:45
257 Visualizações
Divulgação / Assessoria

PALMAS – A reitora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Suely Quixabeira, recebeu a visita da superintendente Federal de Pesca e Aquicultura no Tocantins, Nazaré Martins, entre os assuntos discutidos esteve a criação do curso de Engenharia de Aquicultura na instituição. O curso foi uma das demandas apresentadas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unitins.

O superintendente mostrou o interesse do órgão que dirige em apoiar a criação do curso. “Ficamos muito satisfeitos com a notícia do estudo do curso de Engenharia de Aquicultura, visto que o Estado do Tocantins é muito promissor nessa área, é um Estado que tem uma possibilidade real de desenvolvimento da piscicultura. Temos recursos hídricos, terras e clima favoráveis e condições de nos tornarmos um dos maiores produtores de peixe”, destacou Nazaré Martins.

Publicidade

Ainda segundo o superintendente, a criação do curso será mais um fator de fomento da aquicultura no Tocantins. “A qualificação da mão de obra é muito importante porque, para o fomento de um segmento em qualquer circunstância que seja, é preciso que tenha profissionais qualificados. Tenho certeza que um curso como este vai ajudar muito no desenvolvimento desta atividade”, defendeu.

O pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unitins, Eduardo Ribeiro, reconhece o potencial do Tocantins para a aquicultura e a importância de um curso superior nesta área. Segundo ele, um dos argumentos mais fortes é a estimativa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que em 2030 a aquicultura será responsável por mais de 60% da produção mundial de pescado para o consumo humano.

Outro fator importante a ser considerado é a capacidade de expansão da aquicultura tocantinense, por meio dos parques aquícolas nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Angical, de São Salvador, de Lajeado e de Estreito. A reitora reforçou que a Unitins estuda a possibilidade da oferta do curso, devendo a criação da nova graduação estar prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria da Unitins)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook