Unitins divulga orientações sobre o vestibular 2021/1; cursos em Augustinópolis estão entre os mais concorridos

terça-feira, 26 de janeiro de 2021 às 15:55
Unitins câmpus Augustinópolis. Foto: Reprodução.

TOCANTINS – 3.849 candidatos se preparam para as provas do vestibular 2021/1 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que serão aplicadas na tarde desta quarta-feira, 27. Com cinco horas de duração, as provas acontecerão presencialmente nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins, seguindo um rigoroso protocolo de segurança e saúde. Confira a seguir como funcionará a logística de aplicação das provas e as orientações para os candidatos.

Para evitar aglomerações e possíveis atrasos, este ano os candidatos terão 30 minutos a mais para entrar nos locais de prova, em comparação com os processos seletivos anteriores. Os portões serão abertos às 12h30 e fecharão às 14h. A orientação é que os candidatos confiram seus locais de prova com antecedência e cheguem cedo.

Provas

Publicidade

Os candidatos farão provas de conhecimentos específicos que serão divididas em duas grandes áreas. A primeira envolve conhecimentos específicos em Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, contendo 30 questões. A segunda envolve conhecimentos específicos em Linguagens, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Códigos e suas Tecnologias, com 20 questões. No total, são 50 questões a serem respondidas, além da Redação.

O caderno de prova e o gabarito devem ser respondidos somente com caneta esferográfica azul de material transparente. Os candidatos só poderão sair da sala de prova após duas horas do início da aplicação, ou seja, a partir das 16h15. E poderão levar o caderno de provas para casa a partir das 18h15.

O horário das provas foi pensado com base nos perfis de candidatos ao vestibular: das 14h15 às 19h15, possibilitando àqueles que trabalham que possam comparecer ao emprego normalmente no turno da manhã. A comissão organizadora do vestibular ressalta que, conforme edital, os candidatos poderão solicitar atestado de comparecimento no dia das provas.

O que levar?

– Documento de identificação oficial original com foto (veja os documentos aceitos no edital).

– Comprovante de inscrição (impresso ou on-line) e/ou comprovante de pagamento para candidatos que não solicitaram isenção.

– Lanches e água em embalagens transparentes.

– No mínimo duas máscaras de proteção facial.

– Caneta esferográfica azul de material transparente (recomenda-se duas).

Logística de aplicação

O presidente da comissão organizadora do Vestibular, Vinicius Augusto Silva, explica que o planejamento para a realização das provas é pensado desde o ano passado. “Temos trabalhado no protocolo desde outubro de 2020, quando verificamos a possibilidade de realizar uma prova de forma segura, tanto para os candidatos como para toda a equipe da Unitins”.

Prevenção à covid-19

Candidatos com temperatura corporal igual ou superior a 37,8º graus não poderão adentrar o local de prova. A orientação expressa da Unitins é que estudantes com sintomas ou diagnóstico de covid-19 permaneçam em casa. Todos os locais de provas serão desinfectados antes da aplicação como medida de prevenção à covid-19.

A Unitins disponibilizará álcool 70% para higienização de mãos nas salas, banheiros e em locais estratégicos. Todos os ficais, equipe de limpeza e auxiliares estarão equipados com máscaras de proteção, luvas e protetor facial.

Concorrência

Ao todo, são ofertadas 640 vagas para ingresso no semestre letivo 2021/1, distribuídas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Letras, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação e Tecnólogo em Agronegócio.

Os cursos de Direito (câmpus Palmas), Direito (câmpus Augustinópolis) e Enfermagem (câmpus Augustinópolis) são os mais concorridos desta edição do processo seletivo.

Os candidatos aprovados no certame poderão conferir o gabarito preliminar da prova dia 28 de janeiro. A divulgação do resultado final dos aprovados está prevista para o dia 9 de fevereiro e o início das aulas dos aprovados para 18 de fevereiro.

O edital, cronograma e demais informações estão disponíveis no portal da Unitins.

(Dicom Unitins)

-- Publicidade --