Veja como será a distribuição da CoronaVac no Tocantins na primeira etapa de imunização

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021 às 09:07

TOCANTINS – O Tocantins deve receber nesta segunda-feira (18) 41.952 doses de CoronaVac, a vacina contra o coronavírus criada pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A estimativa é feita de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS).

As doses servirão para imunização de parte do grupo prioritário. Ainda não foi divulgado o cronograma de quando serão recebidas as próximas doses. O estado já tem em estoque 466 mil seringas com agulhas para dar início à vacinação contra a covid-19. Já comprou outras 117.200 unidades, aguardando somente a entrega, e está com processo de compra licitado e concluído de mais 1.665.957.

Publicidade

O Ministério da Saúde divulgou uma tabela com a quantidade prevista de vacinas que serão distribuídas em cada estado brasileiro. No Tocantins, serão atendidas neste primeiro momento 424 pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, 6.749 indígenas vivendo em terras indígenas e 13.803 trabalhadores da área da saúde, totalizando 20.976 tocantinenses. São necessárias duas doses de CoronaVac por pessoa.

Quadro de distribuição da CoronaVac. Foto: Ministério da Saúde/ Reprodução.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) garantiu que o Tocantins possui a infraestrutura necessária para armazenamento e distribuição da vacina. “O Plano de Contingência prevê parcerias com Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Forças Armadas e de Segurança [Exército, Aeronáutica, Marinha e Polícias Federal, Civil e Militar]. E, se necessário, poderemos montar pontos de vacinação em universidades e escolas públicas e privadas, associações de moradores, instituições religiosas, órgãos públicos, como Detran, além de shoppings, aeroportos, entre outras estruturas”, afirmou o secretário Edgar Tollini.

Uma cerimônia simbólica de entrega das vacinas foi marcada para a manhã desta segunda-feira em Guarulhos-SP, com a presença do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Do Tocantins, foram para a reunião o governador Mauro Carlesse, o secretário Edgar Tollini e o secretário executivo da SES, Quesede Ayres.

(Voz do Bico)

-- Publicidade --