Com foco na redução da criminalidade, governo do Tocantins implanta 6º Conseg do Bico em Augustinópolis; veja vídeo

quinta-feira, 28 de outubro de 2021 às 15:10

 

AUGUSTINÓPOLIS – O Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública, em parceria com as Polícias Civil e Militar, realizou na noite desta quarta-feira, 27/10, a reunião comunitária de implantação do 6º Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do Bico.

Publicidade

O evento aconteceu em Augustinópolis, no auditório da Câmara Municipal, e contou com a presença de autoridades locais, lideranças comunitárias, presidentes de conselhos e de associação de moradores, estudantes e comunidade em geral.

Na reunião, os policiais da Diretoria de Polícia Comunitária realizaram a palestra preliminar de instrução (PPI), visando apresentar as quatro etapas para implantação de um CONSEG, que são: PPI, realização do Curso de Agente Comunitário de Segurança (CACS), processo eleitoral e solenidade de posse.

Na ocasião, foram apresentadas informações de Crimes Violentos Letais Intencionais ocorridos em Augustinópolis, verificando-se aumento de 100% entre os anos de 2019 e 2020. Daí a atuação da Diretoria de Polícia Comunitária, por meio do CONSEG, visando reduzir estes indicadores de criminalidade e a consequente melhoria da sensação de segurança do município.

O CONSEG é uma entidade de direito privado, formado por integrantes da própria comunidade, que são os maiores conhecedores dos problemas locais. As reuniões serão mensais e focarão na identificação, priorização e resolução das demandas levantadas pela própria comunidade. Essas demandas devem ter relação direta ou indiretamente com a segurança pública local.

Cabe ressaltar que a equipe de colaboradores da Diretoria de Polícia Comunitária formada pelo Major PM Vinícius Dourado; Dr. Antônio Gonçalves Neto – Delegado da Polícia Civil; Reginaldo Brabo – 2° Sargento PM; Max Tiago Soares – Cabo PM e Assistente Administrativa Sílvia Queiroz; já implantaram CONSEGs em Tocantinópolis, Araguatins, São Bento, Esperantina e Carrasco Bonito, beneficiando direta e indiretamente mais de 99 mil pessoas. Ainda promoverão a implantação de CONSEGs em Sampaio, previsto para sexta-feira, 29/10, Sítio Novo e São Miguel.

Posteriormente às reuniões comunitárias, a Diretoria de Polícia Comunitária realizará, nos 10 municípios do Bico, o Curso de Agente Comunitário de Segurança voltado a toda comunidade interessada em colaborar com a segurança pública.

Em sua fala, o prefeito de Augustinópolis, Antônio do Bar, elogiou os policiais pela iniciativa e se disponibilizou a contribuir com as ações de Polícia Comunitária no município.

Para o Diretor de Polícia Comunitária, Major Vinícius Dourado, a reunião de Augustinópolis foi bastante produtiva, destacando a mobilização da administração municipal e a participação da comunidade residente. “Ficamos felizes pelo envolvimento da comunidade de Augustinópolis. Certamente, o CONSEG do município desenvolverá projetos preventivos de segurança pública, que vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moradores”, finalizou.

CANDIDATOS

Logo após a reunião apareceram os primeiros nomes para compor a primeira chapa que visa presidir o Conseg em Augustinópolis. Para o subdiretor da Polícia Comunitária e Delegado de Polícia, Dr. Antônio Gonçalves Neto, essa motivação da comunidade de Augustinópolis os fortalece a continuarem desenvolvendo ações de aproximação entre forças de segurança e comunidade. “Certamente, os presentes nessa reunião comunitária sairão com uma nova visão do trabalho das Policiais e nos apoiarão sempre”, finaliza.

CNDIDATOS 

Presidente – Adailton Bandeira

Vice – Elenir Martins

Secretária Geral – Claudineide Ribeiro

1ª Secretária – Marleane Moreira

(Redação Voz do Bico – com informações Secom/TO)

-- Publicidade --